Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51102

TitleO ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares
Author(s)Henriques, Ana
Fernandes, José António
KeywordsEnsino da Estatística
Orientações curriculares
Programas de Matemática
Literacia estatística
Raciocínio estatístico
Issue date2015
PublisherAssociação de Professores de Matemática (APM)
CitationHenriques, A., & Fernandes, J. A. (2015). O ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares. In A. Borralho, E. Barbosa, I. Vale, H. Jacinto, J. Carvalho e Silva, & J. Latas (Orgs.), ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular (pp. 48-67). Évora, Portugal, 26-28 março, 2015.
Abstract(s)A Estatística tem vindo a adquirir um lugar de destaque nos programas de Matemática, um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. As orientações curriculares internacionais salientam a importância de desenvolver uma forte literacia estatística nos alunos e sugerem o alargamento e aprofundamento do seu ensino, desde os primeiros anos, recorrendo a abordagens orientadas para a análise de dados e para o desenvolvimento do raciocínio estatístico. Apesar disso, nos Programas e Metas Curriculares para o ensino básico (MEC, 2013) e de Matemática A, do ensino secundário (MEC, 2014), recentemente homologados, salienta-se um ensino factual e orientado para as técnicas, desvalorizando a literacia e o raciocínio estatístico dos alunos. Nesta conferência debruçamo-nos sobre as alterações propostas nestes documentos, com foco na temática da Estatística, em relação aos anteriores programas de Matemática (ME, 2001, 2007), tendo por referência as perspetivas defendidas nos documentos orientadores do ensino da Estatística assim como a recente investigação em Educação Estatística. Começamos por apresentar algumas considerações sobre as tendências no ensino da Estatística, a nível internacional, e salientamos o retrocesso que os atuais programas nacionais representam relativamente a essas recomendações. Iremos focar, em particular, os conteúdos, as indicações metodológicas, incluindo as tarefas e os recursos, e a avaliação. No final, levantamos um conjunto de questões para suscitar o debate em torno dos desafios que se colocam, atualmente, ao ensino e à aprendizagem da Estatística.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51102
ISBN978-972-8768-61-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 ProfMat_a.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID