Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51069

TitleConhecimento de futuros professores do 1.º e 2.º ciclo para ensinar probabilidades
Other titlesProspective primary teachers’ knowledge to teach probability
Author(s)Fernandes, José António
Gea Serrano, María Magdalena
Batanero Bernabéu, Carmen
KeywordsFuturos professores dos primeiros anos
Conhecimento para ensinar
Probabilidades
Prospective primary school teachers
Knowledge to teaching
Probability
Issue date2017
PublisherUniversidad de Granada
CitationFernandes, J. A., Gea, M. M. & Batanero, C. (2017). Conhecimento de futuros professores do 1.º e 2.º ciclo para ensinar probabilidades. In J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M. M. Gea, B. Giacomone y M. M. López-Martín (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. Granada: Universidad de Granada.
Abstract(s)O estudo aqui apresentado teve por objetivo averiguar o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos de escolaridade para ensinar probabilidades. Participaram no estudo 62 estudantes, futuros professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do Norte de Portugal. Foi proposta uma tarefa para os estudantes resolverem, com duas questões: na primeira determinava-se a probabilidade de um acontecimento e na segunda averiguava-se a correção ou incorreção das resoluções de três alunos da mesma questão. Em termos de resultados, salienta-se o fraco desempenho dos estudantes, a existência de vários conflitos semióticos e a determinação correta da probabilidade repercutiu-se, mais frequentemente, na classificação correta das resoluções dos alunos.
This study was aimed to evaluate the prospective primary teachers’ knowledge to teach probability. The study included 62 students, prospective primary teachers, who were attending the 2nd year of the Bachelor's Degree in Basic Education at a university in the North of Portugal. The students were given a task to solve, with two questions: in the first one, they should determine the probability of an event and in the second, it is necessary to find out the correctness or incorrectness of three students’ resolutions to the first question. Our results emphasize the poor performance of the prospective teachers, as well as the existence of several semiotic conflicts. The correct determination of probability was most often reflected in the correct classification of the students’ resolutions.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51069
ISBN978-84-617-9047-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 CIVEOS_a.pdf495,7 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID