Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51041

TitleMODUS: uma metodologia de prototipagem de interfaces baseada em modelos
Author(s)Machado, Marina
Campos, José C.
Couto, Rui
KeywordsGeração Automática de Interfaces de Utilizador
Model-driven engineering
Model-Based User Interface Development
Issue date2015
CitationM. Machado, J.C. Campos and R. Couto MODUS: uma metodologia de prototipagem de interfaces baseada em modelos In Inforum 2015: Atas do 7º Simpósio Nacional de Informática, pp 17-32. UBI - Universidade da Beira Interior. 2015.
Abstract(s)A interface de utilizador é essencial para o sucesso de uma aplicação, ora a sua implementação requer tempo e esforço. Metodologias baseadas em modelos suportadas por uma geração automática têm sido propostas como solução para reduzir os custos de desenvolvimento. No entanto, um elevado nível de automação nestas abordagens requer o uso de modelos detalhados da interface, originando complicações. Por um lado, esta perspetiva é contrária a uma conceção baseada no progressivo refinamento de mockups, típica do desenvolvimento de interfaces. Por outro lado, obriga uma distinção entre os modelos utilizados na lógica de negócio e na interface. Este artigo propõe uma abordagem para gerar a interface de utilizador baseada diretamente em modelos estruturais da lógica de negócio. A identificação do domínio de aplicação é um factor chave da metodologia, permitindo automatizar o processo de geração. Por sua vez a separação entre conteúdo e forma favorece o refinamento iterativo das interfaces geradas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51041
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:HASLab - Artigos em atas de conferências nacionais (texto completo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inforum-2015.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID