Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5099

TitleRejeição de águas residuais industriais na bacia do Ave : situação de referência e análise prospectiva
Author(s)Nogueira, R.
Sá, Susana L.
Costa, Artur
Fernandes, J. Pedro
Brito, A. G.
KeywordsÁguas residuais
Factores de emissão
Cenários prospectivos
Indústria têxtil
Issue date12-Oct-2004
CitationENCONTRO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO, 11, Faro, 2004 - "Encontro Nacional de Saneamento Básico, ENaSB". [S.l. : s.n., 2004].
Series/Report no.2004
Abstract(s)Com o presente estudo pretendeu estimar-se a produção de águas residuais industriais e respectivas cargas poluentes, por sector de actividade, das indústrias presentes na Bacia Hidrográfica do rio Ave (dominadas pela CAE 17) e estabelecer cenários de evolução da produção de águas residuais industriais nessa região. A metodologia adoptada para a definição de cenários de evolução ambiental foi baseada no cálculo de Factores de Emissão (FE), conjugando os efluentes industriais facturados pelo SIDVA com factores socioeconómicos e produtivos. Em termos sumários, relativamente à rejeição de efluentes industriais no quadro da caracterização da situação de referência e análise prospectiva, concluiu-se o seguinte: i. FE carga orgânica CQO: para o Cenário A (Cenário de Referência) e Cenário C (Cenário Mais Desfavorável) deverão ser mantidos os FE do Ano Zero. O Cenário B (Cenário Mais Favorável) deverá ser alimentado pela aplicação de uma redução de 30% ao valor dos FE no Ano Zero (horizonte máximo de aplicação de 15 anos). ii. FE caudal: os valores dos FE do Ano Zero deverão ser mantidos para o Cenário A (Cenário de Referência) e Cenário C (Cenário Mais Desfavorável). Para o Cenário B (Cenário Mais Favorável) deverá ser aplicada uma redução de 20% aos FE do Ano Zero (horizonte máximo de aplicação de 15 anos). O presente estudo prespectiva o uso dos factores de emissão como estratégia válida para as entidades gestoras, nomeadamente no que se refere ao planeamento de investimentos e à monitorização e validação de descargas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5099
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
regina_brito_susana_costa_ensb11[1].pdf166,61 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID