Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50982

TitleFormação e trabalho dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos: estudo comparado Portugal e Brasil
Author(s)Macedo, Ana Paula
Püschel, Vilanice
Padilha, Kátia
KeywordsFormação e trabalho
Enfermeiros
Unidades de terapia intensiva; metodologia comparada; unidades de terapia intensiva
Metodologia comparada
Training and work
Nurses
Intensive care units
Compared methodology
Issue date2016
PublisherEscola Superior de Educação de Viseu
CitationMacedo, Ana; Vilanice Püschel; Kátia Padilha. Formação e Trabalho dos Enfermeiros em Unidades de Cuidados Intensivos: Estudo Comparado Portugal e Brasil, Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação, In Atas XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação - CD-ROM, Viseu, 2016.
Abstract(s)O estudo centra-se nas políticas, nos princípios e nas lógicas de ação que se consubstanciam em práticas e estratégias de educação e formação dos enfermeiros que trabalham em unidades de cuidados intensivos situadas em países distintos, Portugal e Brasil. A opção por situarmos o estudo em duas unidades de cuidados intensivos e nas práticas dos atores destas unidades, ou seja, nos seus modos de gestão, possibilita-nos compreender até que ponto o exercício profissional dos enfermeiros que trabalham numa unidade de cuidados intensivos pode ser educativo e formativo, quer pelo sistema de valores nos quais está imerso, quer pelo recurso a outros valores, a serem desvendados. Para a recolha e tratamento da informação fazse uso de diversas técnicas de investigação, tendo-se privilegiado a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação no terreno, recorrendo-se a uma metodologia comparada, a partir de uma amostra intencional. Os dados preliminares permitem-nos reconhecer similaridades entre aspetos da realidade dos dois países, mas também diferenças, por algumas especificidades culturais e estruturais, relativas ao desenvolvimento das unidades de cuidados intensivos, em hospitais universitários. Se por um lado, as semelhanças se destacam por ambas as unidades se caracterizarem pelo seu ambiente complexo e exigente para os profissionais que têm por principal atividade a supervisão/monitorização contínua de cuidados especializados, por outro, as diferenças dizem respeito à estrutura tecnológica, às dinâmicas de trabalho e ao tipo de educação e formação que acontece no local de trabalho.
The study focuses on the policies, principles and logic of action that are embodied in practices and strategies of education and training of nurses working in intensive care units located in different countries, Portugal and Brazil. The decision to situate the study in two intensive care units and in the practices of the actors of these units, that is, in their modes of management, enables us to understand to what extent the professional practice of nurses working in an intensive care unit can be educational and a training tool, either by the values system on which it is immersed, either by using other values, to be unraveled. For the collection and processing of information, various research techniques are used, having been privileged the document analysis, survey through interviews and observation in the field, making use of a comparative methodology, from an intentional sample. Preliminary data allow us to recognize similarities between some reality aspects in both countries, but also differences, created by certain cultural and structural characteristics on the development of intensive care units in university hospitals. If, on the one hand, the similarities stand out for both units being characterized by their complex and demanding environment for professionals who are mainly engaged in the supervision / continuous monitoring of specialized care, on the other hand, the differences relate to the technological structure, working dynamics and the type of education and training that takes place in the workplace.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50982
ISBN978-989-96261-6-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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