Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50979

TitleCompreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Other titlesThe prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept
Author(s)Fernandes, José António
Leite, Laurinda
KeywordsConceções sobre razão
Representações de razão
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Conceptions of ratio
Representations of ratio
Prospective kindergarten and elementary school teachers
Issue dateApr-2015
PublisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
JournalBolema: Boletim de Educação Matemática
CitationFernandes, J. A., &, Leite, L.. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, v. 29, n. 51, 241-262.
Abstract(s)Este artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações.
This paper focuses on the prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept. Eighty-one undergraduates preparing to become kindergarten and primary school teachers, in a Portuguese university, participated in the study. They answered to a questionnaire aiming at evaluating their understanding of the ratio concept based on four dimensions: meaning of ratio; use of the ratio concept; symbolic representations of ratio; and representations for explaining the ratio concept. As far as results are concerned, the highest frequencies were obtained for: the idea of ratio as a comparison/relationship between two magnitudes; the belief that this concept is used in several contexts; the belief that it can be represented through operations with letters, figures or operation signals, as in symbolic representations; and through diagrams and graphical representations, as in representations for explaining the ratio concept. The results show weaknesses in prospective teachers’ mathematical knowledge of ratio, namely with regard to its definition and representations.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50979
DOI10.1590/1980-4415v29n51a13
ISSN0103-636X
e-ISSN1980-4415
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 Bolema.pdf864,15 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID