Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50967

TitleIntegração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
Other titlesIntegration of computers in the teaching practices of mathematics teachers
Author(s)Silva, Eliel Constantino da
Fernandes, José António
Silva, Bento Duarte da
Morelatti, Maria Raquel Miotto
KeywordsComputadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
Computers
Mathematics classes
Teaching practices of mathematics teachers
Issue date2016
PublisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
JournalHolos
CitationSilva, E. C., Fernandes, J. A., Silva, B. D. & Morelatti, M. R. M. (2016). Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos, v. 8 (2016), 303-317.
Abstract(s)Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.
In this paper we present an excerpt of the data obtained by applying a questionnaire to 44 Mathematics teachers who were teaching in the academic year 2013/2014 in Braga (Portugal). The data produced are part of an investigation aimed to see how the computer is used in math classes from public schools in Braga. We characterize the subjects and present their perspectives related to the integration of the computer in schools and their teaching practices. The results show that most teachers (79.5%) use the computer every year to teach. Also show that 72.7% of the study participants math teachers use the computer to teach in primary education, while 36.4% use it in secondary education and in both levels of education, the geometry is the subject where the computer is used more in the teaching of mathematical content. The results demonstrate the satisfaction of those teachers in using computers in their teaching practices, recognizing the importance of such use.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50967
DOI10.15628/holos.2016.5165
ISSN1807-1600
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 Holos.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID