Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50833

TitleQuilombo Boa Vista dos Negros: cultura, escola e cidadania
Other titlesBoa Vista dos Negros quilombo: culture, school and citizenship
Author(s)Souza, Suély Gleide Pereira de
Advisor(s)Gomes, Carlos Alberto
KeywordsCultura
Etnicidade
Cidadania
Educação
Culture
Ethnicity
Citizenship
Education
Issue date6-Nov-2017
Abstract(s)Esta tese tem como tema central a etnia e a cultura negra na complexidade da educação brasileira. A comunidade pesquisada foi o quilombo Boa Vista dos Negros, em Parelhas, Rio Grande do Norte, Brasil, a partir do qual refleti sobre sua cultura, percebendo, por meio do espaço social-escola, a situação de cidadania deste povo – o negro brasileiro. O motivo para a escolha de tal temática versa pelos campos social, pessoal/emocional e, por fim, pelo campo profissional. Esse estudo teve como principal objetivo contribuir para as políticas educacionais de valorização da multiplicidade cultural e da promoção da igualdade étnica na sociedade no contexto da escola pública brasileira, a partir dos currículos das instituições educacionais, em conformidade com a lei nº 10.639/03, revista pela lei nº 11.645/08 que, de forma ampla, visou fomentar práticas antidiscriminatórias em prol da igualdade de direitos, do respeito e da valorização das singularidades culturais de cada grupo social presente no contexto educacional. No decorrer do processo de construção desse trabalho, foram abordados temas como cultura, racismo, educação e cidadania, na busca de responder a problemática da condição do negro na atual sociedade brasileira, além da inclusão (ou não) dos aspectos da diversidade cultural no currículo e nas práticas pedagógicas nas escolas básicas do município de Parelhas. Como metodologia de trabalho, optei por uma pesquisa do tipo etnográfica, articulando as perspectivas etnológicas, sociológicas e antropológicas, partindo de um estudo de caso no campo da Sociologia da Educação e utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultado, encontramos políticas educativas preocupadas com o cumprimento das normas vigentes no país, no que diz respeito à inclusão dos estudos afro-brasileiros e indígenas (lei 10.639/03), no entanto, apesar de prescrito nas matrizes curriculares e PPP's (Projetos Político Pedagógicos) das escolas, há uma deficiência nas ações pedagógicas. Em se tratando das relações étnico-raciais encontradas nas escolas pesquisadas, conferi que os fatores ideológicos e culturais influenciam práticas de discriminação com o negro no quotidiano escolar. A partir das pistas de investigação desveladas, somadas ao interesse pela análise sociológica em torno do tema, afirmo a intenção de prosseguir com a investigação neste campo, buscando outros aspectos sociais deste mesmo grupo. Também pretendo contribuir, em parceria com a PROPI/IFRN (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação/Instituto Federal do Rio Grande do Norte), com a criação de um Observatório Quilombola, um espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras quilombolas, no contexto da região do Seridó.
This thesis focuses on ethnic and black culture in the complexity of Brazilian education. The studied community was Boa Vista dos Negros quilombo, in Parelhas, Rio Grande do Norte, Brazil, from which I reflected on their culture, perceiving through the social-school space the citizen ship situation of that people – the Brazilian Negro. The reason for choosing the referred topic is based on social, personal, emotional and, finally, professional issues. The main objective of this study was to contribute to educational policies concerned to enhancing cultural multiplicity and promoting ethnic equality in the context of the Brazilian public school, based on the curriculum of educational institutions according to federal law n. 10.639/03, revised by law n. 11.645/08. Both legal instrument shave aimed to promote anti-discriminatory practices in favor of equal rights, respect and appreciation of the cultural singularities of each social group from the educational context. During the this work, topics such as culture, racism, education and citizenship were approached to respond to the problem of the status of the Negro in today's Brazilian society, as well as the inclusion (or not) of cultural diversity aspects in the curriculum and the pedagogical practices atelementary and high schools in Parelhas town. As amethodology choice, I have elected an ethnographic research by articulating the ethnological, sociological and anthropological perspectives anda case study in the field of Sociology of Education through a qualitative research approach. As result, Ihave foundeducational policies concerned with compliance with the mentioned federal legislation regarding the inclusion of Afro-Brazilian and indigenous studies.Nevertheless, despite they were prescribed in curriculum matrices and PPPs (Political-Pedagogical Projects), a deficiency in pedagogical actions has been identified. Concerning to the ethnic-racial relations found in the studied schools, I verified that the ideological and cultural factors influence practices of discrimination towards the black people in the daily school life. From the revealedresearch clues, tied with the interest in the sociological analysis around the studied theme, I affirm the intention to continue the research in this field, seeking other social aspects of this same group. I also intend to contribute, in partnership with PROPI/IFRN (Pro-Rectory of Research and Innovation at Federal Institute of Rio Grande do Norte), with the Quilombola Observatory creation, an interactive, interdisciplinary space dedicated to the collection, organization and analysis of information about quilombolablack communities in the context of the Seridó region, in Rio Grande do Norte countryside, Brazil.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Sociologia da Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50833
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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