Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50816

TitleA conjuntura da II Guerra Mundial no quotidiano das populações: um estudo de caso a partir da imprensa
Author(s)Albergaria, Maria Madalena Vieira Soares de
Advisor(s)Ferreira, Fátima Moura
Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves
KeywordsEnsino
Imprensa
Censura
Estado Novo
Diário do Minho
Segunda Guerra Mundial
Teaching
Learning
Press
Censorship
WWII
Enseñanza
Prensa
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório de atividade profissional foi elaborado, ao abrigo do n.º 3 do Despacho RT – 38/2011, com vista à obtenção do grau de Mestre em História. Nele, distinguem-se 3 partes. Na primeira, o eixo central é a atividade docente desenvolvida ao longo de quase três décadas de trabalho em inúmeras escolas do território nacional. A partir da reflexão crítica sobre esse “itinerário” é possível percecionar a conceção que a autora tem sobre o que é Ser Professor, como Viver a Escola, como encarou os desafios e ultrapassou os problemas que se colocam ao ensino e à aprendizagem da História. Finalmente, fez-se uma avaliação da importância da autorreflexão e da atualização científica e pedagógica como instrumentos medulares do desenvolvimento profissional e pessoal. Na segunda parte, a imprensa é o fulcro da investigação. A partir dela estudaram-se as características do aparelho censório durante o Estado Novo, desde os alvores na Ditadura Militar até à última Lei da Imprensa do regime. Foi também a partir de uma análise qualitativa de um jornal - o Diário do Minho - que se avaliou o impacto (económico e social) da II Guerra Mundial no quotidiano dos bracarenses. Quais eram as condições de vidas destas populações? Que dificuldades sentiram? Qual foi a visibilidade dada a matérias relacionadas com a alta de preços, a carestia de alimentos, o seu racionamento? Que eco encontraram na imprensa (há muito controlada pela censura) as greves, as manifestações de descontentamento? Na terceira parte, a imprensa permanece num lugar de destaque. Após uma análise global sobre o papel reservado aos meios de comunicação no programa, nas Metas Curriculares de História e nos manuais atualmente disponíveis, avançou-se para uma apreciação (baseada em situações concretas) das possibilidades que o jornal (quer na sua vertente empresarial, quer no âmbito escolar) representa não só nos processos de ensinar e aprender História como na formação de um aluno/cidadão competente, consciente, crítico e ativo.
The present report on teaching activities was produced according to the guidelines stipulated by Rectoral Disposition RT -38 /2011 in order to fulfill the requirements for Master of Arts Degree in history. This report consists of three parts. In the first part, the focus is centered upon a teaching activity carried out during nearly three decades of teaching in numerous schools across national territory. From the critical reflections expressed, it is possible to gather the perceptions the author has on the concept of “being a teacher,” how school was experienced, how challenges were tackled and how the difficulties presented by teaching and learning history were overcome. At the end, an assessment on the importance of self-reflection and scientific and pedagogical updating, as core instruments on professional and personal development, is produced. In the second part, the press becomes the focus of research. The characteristics of the censorship apparatus during the Estado Novo regime, from the very beginning of the Military Dictatorship up until the very last legislation regarding the press, are submitted to study. It was also from a qualitative analysis of the newspaper - Diário do Minho – that the impact of World War II on the daily lives of the people of Braga was studied. What were the living conditions of the population? What were their difficulties? What was the visibility given to difficulties such as price increases, food staples price hikes and rationing? What was the echo provided in the press (long under the control of censorship) to events such as strikes, demonstrations and discontent? In the third part the press still remains the focus of attention. After a global analysis on the role reserved to the mass media in the syllabus, their presence in the Curricular Goals for History and in the textbooks currently available, an assessment of the possibilities offered by newspapers (both in their business and educational dimensions) is tackled based upon concrete situations, not only in the process of teaching and learning history but also in the education of a competent, critical and active student / citizen.
La presente memoria sobre actividad profesional ha sido elaborada, de acuerdo con el n.º 3 del Disposición Rectoral RT -38/2011, a fin de obtener el título de Master en Historia. En ella se distinguen tres partes. En la primera, el eje central es la actividad docente desarrollada a lo largo de casi tres décadas de trabajo en numerosas escuelas del territorio nacional. A partir de la reflexión crítica sobre este itinerario, se hace explícita la concepción de la autora sobre lo que es “ser” profesor, como “vivir” la Escuela, como encarar los retos y sobrepasar los problemas que surgen en la enseñanza y aprendizaje de la Historia. Por último, se hace una evaluación de la importancia de la autorreflexión y de la actualización científica y pedagógica como instrumentos medulares del desarrollo profesional y personal. En la segunda parte, la prensa es el foco de investigación. A partir de ella, se estudian las características del aparato de censura del Estado Novo, desde el inicio de la Dictadura Militar hasta la última Lei de Prensa del régimen. Fue, asimismo, desde un análisis cualitativo de un periódico – Diário do Minho – que se lleva a cabo una evaluación sobre el impacto de la Segunda Guerra Mundial en la vida cotidiana de las gentes de Braga. ¿Cuáles eran sus condiciones de vida?, ¿Qué dificultades experimentaban?, ¿Cuál fue la visibilidad que se dio a asuntos tales como el alza de precios, la carestía de los alimentos y su racionamiento?, ¿Qué eco tuvieron en la prensa (desde hacía mucho controlada por la censura) las huelgas y las manifestaciones de desagrado? En la tercera parte, la prensa permanece en un lugar destacado. Después de un análisis global sobre el papel reservado a los medios de comunicación en el programa ministerial, en la Metas Curriculares de Historia y en los manuales existentes actualmente, se avanza hacia una apreciación (basada en situaciones concretas) de las posibilidades que un periódico presenta (tanto en su vertiente empresarial como en el ámbito escolar) en los procesos de enseñar y aprender Historia así como en la formación de un alumno / ciudadano, consciente, crítico y activo.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em História
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50816
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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