Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50743

TitleEducação formal e não formal no contexto da educação ao longo da vida
Author(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Issue dateJun-2007
PublisherEscola Superior de Educação de Castelo Branco
JournalEducare-educere
Abstract(s)Nos nossos dias, o contexto do universo educacional, particularmente da Europa, evidencia que a planificação de programas de educação/formação não se destina apenas aos jovens, mas inclui também o homem adulto assumindo-o, genuinamente, como um ser em formação. A educação ao longo da vida é, hoje, entendida como uma prioridade da política comunitária da União Euro- peia e surge como um factor de transformação do sistema educativo tradicional (sistema educativo formal). A sua estrutura e finalidades necessitam mudar radicalmente pois, na nova visão de educação ele deixa de ser um processo completo, passando a constituir uma fase introdutória de um processo global de educação a realizar ao longo da vida dos seres humanos. Com este breve ensaio pretendemos levar o leitor a reflectir connosco no facto de que, nesta perspectiva de transformação do sistema educativo no seu conjunto, os contornos e os contextos de operacionalidade da educação formal e não formal também necessitam ser recontextualizados e, outros-sim, as práticas e os contextos de educação ao longo da vida e. de um modo muito particular, os concernentes à educação de adultos.
Nowadays the context of the educational universe, particularly the one of Europe. shows that the planning of edu-cation/formation programmes don't focus only on young people, but also include the adult, assuming him/her. purely as a being in formation. Lifelong education and learning is, today, under-stood as a priority policy of the European Union Community and happens as a transformation factor of the traditional educational system (formal educative system). Its structure and purposes must radically change so, in the new vision of education it stops being a complete process and becoming an introductory phase of a global educational system to fulfil through-out the life of the human beings. With this brief essay we intend to take the reader to reflect with us on the fact that, in this transformation view of the educational system as a whole, the borders ant contexts of operacionality of formal and non-formal education also must be recontextualize and, therefore, the practices and contexts of life long education and learning and, in a very particular way, the ones concerned to adult education.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50743
ISSN0873-0504
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao formal e nao formal no contexto da educacao ao longo da vida.pdf726,59 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID