Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50694

TitleFluência em leitura e hábitos de leitura: impacto de um programa de intervenção no 5º ano de escolaridade
Other titlesReading fluence and reading habits: impact of an intervention program in the 5th grade
Author(s)Couto, Andreia Miranda
Advisor(s)Viana, Fernanda Leopoldina
KeywordsFluência em leitura
Leitura em voz alta
Leitura repetida
Motivação para a leitura
Hábitos de leitura
Reading fluency
Reading aloud
Repeated reading
Reading motivation
Reading habits
Issue date2017
Abstract(s)Nesta dissertação é apresentado um estudo experimental que tem como objetivo avaliar o impacto de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL-5) nesta competência específica e nos Hábitos de Leitura, em alunos do 5º ano. Este programa foi operacionalizado em 11 sessões semanais durante um período letivo, às quais acrescem as de avaliação. Em cada sessão os alunos tinham um texto para o treino da leitura. As estratégias utilizadas prenderam-se com a modelagem da leitura, a leitura a pares e/ou em coro e a leitura individual em voz alta. Os instrumentos utilizados foram o TFL – Teste de Fluência da Leitura (Ribeiro, Cadime, Viana, Brandão, Chaves-Sousa & Santos, 2012), um Questionário sobre os Hábitos de Leitura e os registos dos livros requisitados na Biblioteca Escolar. A amostra foi constituída por duas turmas do 5º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do litoral norte de Portugal, com alunos de idades compreendidas entre os 10 anos e 1 mês e os 10 anos e 11 meses (no momento do pré-teste). O Grupo Experimental era composto por 18 alunos e o de Controlo por 23 alunos. Foi empregue uma metodologia quantitativa na análise dos dados, através do software IBM SPSS. Os resultados obtidos permitiram verificar que o PPFL-5 contribuiu para a melhoria do desempenho em leitura, mas os resultados não foram significativos do ponto de vista estatístico quando comparados com a evolução registada no Grupo de Controlo. Não se constatou qualquer impacto quer nos hábitos de leitura quer no número de livros requisitados. No entanto, os ganhos obtidos pelo Grupo Experimental ao nível da fluência em leitura permitiram a aproximação à velocidade de leitura preconizada pelas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (Buescu, Magalhães, Morais, & Rocha, 2015).
In this dissertation an experimental study is presented that aims to evaluate the impact of a Reading Fluency Promotion Program (PPFL-5) in its specific competency and in Reading Habits in 5th grade students. This program was implemented in 11 weekly sessions during a school term, to which are added the evaluations. In each session the students had a text to train the reading. The strategies used were modeling of reading, reading in pairs and/or in chorus and individual reading aloud. The instruments used were a Reading Fluency Test (Ribeiro, Cadime, Viana, Brandão, Chaves-Sousa & Santos, 2012), a Questionnaire on Reading Habits and the records of the borrowed books in the School Library. The sample consisted of two classes of the 5th grade of a School Group of the north coast of Portugal, with students aged between 10 years and 1 month and 10 years and 11 months (in the pre-test). The Experimental Group consisted by 18 students and the Control Group for 23 students. A quantitative methodology was employed in the analysis of the data through the IBM SPSS software. The obtained results allowed to verify that the PPFL-5 contributed to the improvement of the performance in reading, but the results were not statistically significant when compared with the evolution registered in the Control Group. There was no impact on reading habits and the number of books borrowed. However, the gains obtained by the Experimental Group in terms of fluency in reading allowed us to approach the reading speed recommended by the Portuguese Curricular Goals of Basic Education (Buescu, Magalhães, Morais, & Rocha, 2015).
TypemasterThesis
DescriptionDissertação do mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50694
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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