Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50257

TitleArquitectura e território: o ensino como investigação
Author(s)Silva, Cidália Maria Ferreira
Issue date2017
CitationSilva, C. F. (2017) “Arquitectura e Território: o Ensino como Investigação”, Meeting with Science and Technology in Portugal, Centro de Congressos de Lisboa, July 3-5. URL: http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11
Abstract(s)Numa época em que as dicotomias tendem a persistir e a pressão na investigação se funda num modelo socioeconómico que a justifica, esta apresentação pretende refletir sobre o ensino como prática de investigação. Questionando-se a separação entre o ensinar e o investigar, reivindica-se a acuidade da sua interconexão na geração de conhecimento. A apresentação está estruturada em quatro partes: a) do não-saber; b) do tempo; c) da alteridade; da interconexão. Começa-se por discutir a relevância do não-saber para catalisar a invenção do conhecimento, assim o ensino não é um palco onde se expõe conhecimento, mas um laboratório de questionamento e descoberta; do tempo, reflete sobre a incerteza e a indeterminação dos processos de ensino-investigação, relembrando a sua relevância para além da pressão do tempo cronológico/quantitativo que agrilhoa a gestação do conhecimento; da alteridade, insiste na particularidade em mudança de cada ser, para a criação de conhecimento original; da interconexão reflete sobre a importância da relação entre o professor e o aluno, nomeadamente na orientação de teses, fundada em relações de confiança e generosidade plena. Como exemplo desta prática, apresenta-se o projeto em curso “On Being With-it” desenvolvido na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.
TypeOral presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50257
Publisher versionhttp://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:EA - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino como Investigação-1.pdf32,7 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID