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https://hdl.handle.net/1822/50092
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de | por |
dc.contributor.editor | Felício, Helena Maria dos Santos | por |
dc.contributor.editor | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.editor | Mariano, André Luiz Sena | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T10:13:40Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T10:13:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1558-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50092 | - |
dc.description.abstract | [Extrato] O livro O Principezinho de Saint Exupéry é, do meu ponto de vista, um livro de ontem, de hoje e de amanhã. Ao longo deste texto tenho como referência algumas das frases marcantes deste livro, aquelas que todos sabemos de cor, que sabemos repetir, encontrando sempre momentos e contextos certos para as relembrar e reproduzir. O Principezinho é uma das minhas personagens de vida, se assim posso dizer. Por isso, este texto espelha um olhar, muito pessoal e profissional, sobre a formação inicial de professores, seus desafios e dilemas, suas potencialidades numa sociedade dinâmica, complexa e mutável. É, algumas vezes, o meu olhar acerca do que faço e em que acredito. Nos tempos atuais, o ser humano, tal como O Principezinho diz, não tem tempo para enfrentar, explorar, experienciar e procurar tudo o que tem ao seu acesso, pessoal e profissional, mas tem amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 69). E, a sociedade atual em que este ser humano vive, marcadamente globalizante e globalizadora, e em franca expansão científica e tecnológica, exige profissionais que, situados no seu tempo histórico e cultural, possuam capacidades/especificidades de pensar, atuar, analisar, interagir, colaborar, mediar processos de conflito ou exclusão, garantir os direitos humanos, antecipar respostas e de tomar decisões em situações complexas. Ou seja, profissionais competentes, capazes de irem mais além do saber instituído, normativizado ou prescrito na sua prática no e com o mundo. Exige ainda, e simultaneamente, profissionais inovadores e empreendedores, possuindo conhecimentos científicos, garantindo e respeitando sensibilidade(s) a saberes ecológicos, compreendendo e valorizando os diferentes contextos em que atua e, em última análise, não esquecendo que só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 72). As palavras sábias de O Principezinho, escolhidas e articuladas no lugar certo, fazem pensar, tocam, despertam emoções, sentimentos e saberes que também nos fazem, e nos trazem, sentido a nós profissionais…Se vieres, por exemplo, às quatro da tarde, a partir das três começarei a sentir-me feliz. Quanto mais a hora avançar, mais me sentirei feliz. Chegadas as quatro horas já estarei agitada e inquieta; descobriria o preço da felicidade! Mas se vieres a qualquer hora, ficarei sem saber a que horas hei-de vestir o meu coração… os rituais são necessários (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 69-70). Revisitando O Principezinho e fazendo eu mesma a relação com a formação inicial de professores, destaco e associo algumas frases. Num primeiro momento, abordo alguns assuntos relacionados com a Formação Inicial e Desenvolvimento Profissional considerando que este é um período formativo em que Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... Revemos, por isso, a importância da organização dos planos de formação enquanto conjunto de conhecimentos profissionais característicos de um determinado ofício que o futuro profissional deve adquirir, integrar e mobilizar. E, porque temos muitos amigos a descobrir consideramos, num segundo momento, as Práticas Profissionais, enfatizando este tempo e espaço como estruturantes para a vida laboral futura, não esquecendo que Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante. E é nesta lógica que este texto vai sendo construído, se vai (re)construindo… | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora CRV | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Formação inicial de professores: mobilizar conhecimentos, (re)edificar identidade(s) | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://books.google.com.br/books/about?id=zOe_DgAAQBAJ&redir_esc=y | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 100 | por |
dc.identifier.doi | 10.24824/978854441558.0 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_LivroDimensõesProcessosEducacionais_2017.pdf | 5,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |