Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50092

TitleFormação inicial de professores: mobilizar conhecimentos, (re)edificar identidade(s)
Author(s)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Editor(s)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Mariano, André Luiz Sena
Issue date2017
PublisherEditora CRV
Abstract(s)[Extrato] O livro O Principezinho de Saint Exupéry é, do meu ponto de vista, um livro de ontem, de hoje e de amanhã. Ao longo deste texto tenho como referência algumas das frases marcantes deste livro, aquelas que todos sabemos de cor, que sabemos repetir, encontrando sempre momentos e contextos certos para as relembrar e reproduzir. O Principezinho é uma das minhas personagens de vida, se assim posso dizer. Por isso, este texto espelha um olhar, muito pessoal e profissional, sobre a formação inicial de professores, seus desafios e dilemas, suas potencialidades numa sociedade dinâmica, complexa e mutável. É, algumas vezes, o meu olhar acerca do que faço e em que acredito. Nos tempos atuais, o ser humano, tal como O Principezinho diz, não tem tempo para enfrentar, explorar, experienciar e procurar tudo o que tem ao seu acesso, pessoal e profissional, mas tem amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 69). E, a sociedade atual em que este ser humano vive, marcadamente globalizante e globalizadora, e em franca expansão científica e tecnológica, exige profissionais que, situados no seu tempo histórico e cultural, possuam capacidades/especificidades de pensar, atuar, analisar, interagir, colaborar, mediar processos de conflito ou exclusão, garantir os direitos humanos, antecipar respostas e de tomar decisões em situações complexas. Ou seja, profissionais competentes, capazes de irem mais além do saber instituído, normativizado ou prescrito na sua prática no e com o mundo. Exige ainda, e simultaneamente, profissionais inovadores e empreendedores, possuindo conhecimentos científicos, garantindo e respeitando sensibilidade(s) a saberes ecológicos, compreendendo e valorizando os diferentes contextos em que atua e, em última análise, não esquecendo que só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 72). As palavras sábias de O Principezinho, escolhidas e articuladas no lugar certo, fazem pensar, tocam, despertam emoções, sentimentos e saberes que também nos fazem, e nos trazem, sentido a nós profissionais…Se vieres, por exemplo, às quatro da tarde, a partir das três começarei a sentir-me feliz. Quanto mais a hora avançar, mais me sentirei feliz. Chegadas as quatro horas já estarei agitada e inquieta; descobriria o preço da felicidade! Mas se vieres a qualquer hora, ficarei sem saber a que horas hei-de vestir o meu coração… os rituais são necessários (SAINT-EXUPÉRY, 1995, p. 69-70). Revisitando O Principezinho e fazendo eu mesma a relação com a formação inicial de professores, destaco e associo algumas frases. Num primeiro momento, abordo alguns assuntos relacionados com a Formação Inicial e Desenvolvimento Profissional considerando que este é um período formativo em que Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... Revemos, por isso, a importância da organização dos planos de formação enquanto conjunto de conhecimentos profissionais característicos de um determinado ofício que o futuro profissional deve adquirir, integrar e mobilizar. E, porque temos muitos amigos a descobrir consideramos, num segundo momento, as Práticas Profissionais, enfatizando este tempo e espaço como estruturantes para a vida laboral futura, não esquecendo que Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante. E é nesta lógica que este texto vai sendo construído, se vai (re)construindo…
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50092
ISBN978-85-444-1558-0
DOI10.24824/978854441558.0
Publisher versionhttps://books.google.com.br/books/about?id=zOe_DgAAQBAJ&redir_esc=y
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_LivroDimensõesProcessosEducacionais_2017.pdf5,03 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID