Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50075

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, D. I.por
dc.contributor.authorFigueiredo, Armanda Maria Loureiropor
dc.date.accessioned2018-02-05T14:57:36Z-
dc.date.available2018-02-05T14:57:36Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.date.submitted2017-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/50075-
dc.descriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia)por
dc.description.abstractEste relatório detalhado da minha atividade profissional é apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de Especialização em Biologia e Geologia, ao abrigo do Despacho RT- 38/2011, ponto 3, de 21 de junho. Nele é apresentado parte do trabalho que desenvolvi, enquanto professora, ao longo de vinte e quatro anos de serviço, durante os quais procurei realizar um trabalho científica e pedagogicamente regido pelo rigor, pela permanente atualização e, sempre que possível, pela inovação. Durante estes anos tentei, de diversas formas, conhecer bem os meus alunos, designadamente, através do diálogo e da observação dos seus comportamentos e atitudes; conhecendo os seus gostos, as suas necessidades, as suas ambições e as suas dificuldades de aprendizagem, de comunicação, ou de socialização, mais facilmente estes poderão ser motivados para os diversos conteúdos nas áreas da Biologia e da Geologia e, consequentemente, mais eficaz será o processo de ensino-aprendizagem. Há em todo este exercício uma dimensão humana, cívica e científica que, no que a esta última diz respeito, exige uma constante atualização do professor com vista a superar a deficiente ou escassa informação com que tantas vezes nos deparamos nos nossos instrumentos de trabalho e, assim, melhorar a prática docente através da implementação de recursos inovadores. Ao longo deste relatório apresentarei o meu percurso profissional, com descrição das ações de formação relevantes realizadas e a participação ativa em projetos de caráter pedagógico como o Arboreto de Barcelos, o concurso Rede de Pequenos Cientistas e o Museu de Ciências Naturais da Escola Secundária de Barcelos (ESB). Darei particular relevância ao projeto científico “Sítios geoeducativos nas proximidades de Barcelos”, útil, como recurso, na preparação de aulas de campo, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) e de Geologia (12º ano). Para a concretização deste trabalho realizaram-se diversas saídas de campo num raio de, aproximadamente, 30 km à volta de Barcelos e selecionaram-se os diferentes locais com base no seu valor educativo, na segurança e na acessibilidade, bem como na otimização das viagens, de forma a facilitar a chegada rápida aos locais escolhidos. Além disso, esta seleção foi realizada de forma a cobrir aspetos como a variedade de fácies graníticas e a estratigrafia do Paleozoico e do Cenozoico. Com este trabalho pretende-se promover o ensino prático da Geologia, implementar ações que fomentem a educação ambiental, sensibilizar para a importância de preservar o património geológico, divulgar sítios geoeducativos nas proximidades de Barcelos, difundir a história geológica regional e facilitar a produção de recursos pedagógicos com base na pesquisa realizada.por
dc.description.abstractThis detailed report of my professional activity is presented for the degree of Master of Science - Teacher Continuing Education - Specialisation in Biology and Geology under RT Order 38/2011, paragraph 3, of June 21 . Thus, it shows the work I have done, as a teacher, over twenty-four years of service, during which I sought to carry out a scientific and pedagogical work conducted by accuracy, constant updating and whenever possible innovation. I have tried, in different ways, to know my students well, in particular through dialogue and observation of their behavior and attitudes; by knowing their tastes, their needs, their ambitions and their learning, communication or socialization difficulties, the easier they can be motivated for various contents in the areas of Biology and Geology and, consequently, the more effective the teaching-learning process is. There is, in all this, a human, civic and scientific dimension and, in what the latter is concerned, it is essential a continuous updating of the teacher because only then it is possible to overcome the deficient or scanty information that sometimes we face within on work tools thus to enabling the development of innovative features that, when implemented in the classroom, help to improve teaching practice. Throughout this report I will present my professional career, with description of relevant training actions taken and active participation in pedagogical projects such as the “Arboreto de Barcelos”, the “Rede de Pequenos Cientistas” and the “Museu de Ciências Naturais” of Escola Secundária de Barcelos. I will give particular relevance to the scientific project "Geo-educational sites near Barcelos" to be used as a resource in field classes within Biology and Geology subjects (10th and 11th grade) and Geology (12th grade). To accomplish this project several field trips took place, 30 km around Barcelos and the different sites were selected based on their educational value, safety and accessibility, as well on the optimization of trips, in order to facilitate the quick arrival to the chosen places. In addition, this selection fell on sites that cold to cover as many aspects as the variety of granitic facies and stratigraphy of the Paleozoic and Cenozoic. This work intends to fulfill the following objectives: to promote the practical teaching of Geology; implement practices that enhance environmental education; raise awareness to the importance of preserving the geological heritage; disseminate geo-educational sites near Barcelos; spread the regional geological history; produce teaching resources based on research conducted by me.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201739879por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientepor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Armanda Maria Loureiro Figueiredo.pdfTese52,41 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID