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TítuloCompreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta
Autor(es)Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra Cristina Silva
Leal, Teresa
Viana, Fernanda Leopoldina
Rodrigues, Bruna
Cosme, Maria do Céu
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Compreensão oral
Texto narrativo
Texto informativo
Compreensão literal
Compreensão inferencial
Inferential comprehension
Listening comprehension
Literal comprehension
Narrative and informative text
Reading comprehension
Data2017
EditoraInstituto Superior de Psicologia Aplicada
RevistaAnálise Psicológica
CitaçãoCadime, I., Santos, S., Leal, T., Viana, F. L., Rodrigues, B., Cosme, M. C. & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 3 (XXXV), 351-336. Cadime, I., Santos, S., Leal, T., Viana, F. L., Rodrigues, B., Cosme, M. C. & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 3 (XXXV), 351-336. Doi: 10.14417/ap.1234
Resumo(s)Na literatura têm sido discutidos diversos fatores que podem influenciar a dificuldade das tarefas de compreensão de textos e, consequentemente, o desempenho dos sujeitos na avaliação. O objetivo deste estudo é perceber se a dificuldade das tarefas de avaliação da compreensão de textos varia em função da modalidade da tarefa de avaliação (oral versus escrita), do tipo de texto (narrativo versus informativo) e do tipo de compreensão avaliado pelas perguntas apresentadas (literal versus inferencial). Avaliaram-se 300 alunos do quarto ano de escolaridade, administrando quatro testes de compreensão de textos: Teste de compreensão de textos na modalidade oral-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade oral-informativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-informativo. Os resultados mostraram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas na média da dificuldade das perguntas de compreensão oral e de compreensão da leitura, entre a dificuldade média das perguntas relativas a texto narrativo e informativo e entre a média da dificuldade das perguntas de compreensão literal e inferencial. Não foram observados efeitos de interação. Discutem-se as implicações destes resultados para a avaliação e intervenção no domínio da compreensão de textos, tendo em conta algumas limitações deste estudo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50063
DOI10.14417/ap.1234
ISSN1646-6020
Versão da editorahttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312017000300008
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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