Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50010

TitleA utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
Author(s)Ribeiro, Iolandra
Santos, Sandra Cristina Silva
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene Maria Dias
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
KeywordsDificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilites
Assessment and intervention
Online learning platform
Assessment & intervention
Reading disabilities
Assessment & intervention
Issue date2017
PublisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JournalCalidoscópio
CitationRibeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.03
Abstract(s)As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.
Reading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50010
DOI10.4013/cld.2017.151.03
Publisher versionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ribeiro at al, 2017 .pdf914,14 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID