Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50009

TitleThe explicit teaching af reading comprehension. Impact analysis of an intervention program
Other titlesO ensino explícito da compreensão da leitura: análise de um programa de intervenção
Author(s)Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra Cristina Silva
Brandão, Sara
Ribeiro, Iolanda
KeywordsLeitura
Compreensão da leitura
Programa de intervenção
Avaliação
Reading
Reading comprehension
Metacomprehension
Metacompreensão
Intervention program
Evaluation
Issue date2017
PublisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
JournalRevista Brasileira de Educação
CitationViana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I. Santos, S., & Brandão, S. (2017). O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-30.
Abstract(s)In this paper, the intervention program Aprender a compreender torna mais fácil o saber for 3rd and 4th primary school grades is presented. Its main goal is to develop students’ reading comprehension, reading strategies and metacomprehension competences. The program was administered to a sample of 1,142 students of the 4th grade. The evaluation of results was designed as a single group with both pre- and post-tests. The results showed statistically significant differences between both moment of evaluation, and the results obtained by these students in the Portuguese Language Exam in 2012 showed that: the percentage of students that obtained A and B scores was higher than the national average; the percentage of the ones who obtained D and E scores was lower than the percentages obtained nationally. Future studies should be designed with the inclusion of a control group and should evaluate teachers’ perceptions about the program and its efficacy.
Neste artigo apresenta-se o programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber, destinado a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, de estratégias de leitura e de metacompreensão. O programa foi implementado com 1.142 alunos do 4º ano de escolaridade. Na avaliação dos resultados, recorreu-se a um design de grupo único com pré e pós-teste. Os resultados indicaram a presença de diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação, e os resultados obtidos por esses alunos no exame de língua portuguesa de 2012 mostraram que: a percentagem de alunos que obtêm a classificação A e B é superior à média nacional; a percentagem dos que obtêm D e E é inferior à média nacional. Apontam-se como linhas de investigação futura a replicação do estudo com a inclusão de um grupo de controlo e a avaliação da perceção dos professores sobre o programa e a sua eficácia.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50009
DOI10.1590/s1413-24782017227172
ISSN1413-2478
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782017000400229&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viana et al, 2017.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID