Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/500

TitleConcepções de pedagogia universitária : uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho
Author(s)Melo, Maria do Céu
Silva, José Luís
Gomes, Álvaro
Vieira, Flávia
Issue date2000
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
Citation“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 13:2 (2000) 125-156.
Abstract(s)O projecto “Concepções de Pedagogia Universitária — Um Estudo na Universidade do Minho” toma como objectos de análise alguns documentos de regulação dos Cursos de Licenciatura desta instituição e as opiniões de alunos e professores face a princípios e constrangimentos da pedagogia, procurando obter sinais do seu significado no discurso de regulação das práticas e nas perspectivas de quem lhes dá forma. O texto agora apresentado, produto de um primeiro momento da investigação, incide na análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado, em uso na Universidade do Minho desde 1991, procurando problematizar a sua finalidade, objecto e implicações, nomeadamente enquanto instrumento regulador das práticas de formação. Após uma clarificação do sentido matricial da expressão “pedagogia universitária”, posteriormente traduzido nalguns princípios que o podem concretizar, apresenta-se a análise do questionário, concluindo-se que deste emerge uma concepção de pedagogia afastada daquele sentido, o que coloca em causa o seu próprio valor pedagógico.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/500
ISSN0871-9187
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCeuMelo.pdf107,35 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID