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dc.contributor.authorFernandes, Patríciapor
dc.contributor.authorZão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barrospor
dc.date.accessioned2018-02-01T15:42:03Z-
dc.date.available2018-02-01T15:42:03Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationFernandes, P., & Vilarinho, E. (2017). A literacia na perspectiva dos Planos Nacionais de Leitura no Brasil e em Portugal. In Anais da II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação (pp. 1262-1271). Natal, Brasil: Grupo Nova Paideia.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49993-
dc.descriptionISSN: 2525-9571por
dc.description.abstractA leitura é essencial para se alcançar as competências mínimas para atender as demandas do mundo atual. Assim a leitura tornou-se preocupação para os países se desenvolverem economicamente, e dessa forma, passa a fazer parte de políticas públicas, sejam no bojo da educação formal através de sistemas educativos, sendo avaliados, por instrumentos nacionais e internacionais, bem como na educação não formal por meio de ações voltadas para estimular a leitura em leitores potenciais. Este estudo teve como objetivo identificar as semelhanças e diferenças entre os planos nacionais de leitura do Brasil e de Portugal, ao nível da formulação política, governação e implementação. Para atender aos objetivos da investigação, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos cujo levantamento dos dados se deu através de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, realizadas a coordenadores dos Planos, bibliotecários municipais e professores responsáveis por bibliotecas escolares dos dois países. De acordo com os dados recolhidos é possível afirmar que existe a influência de organismos internacionais para o desenvolvimento de políticas públicas de leitura nos dois países. No Brasil, destaca-se a influência do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, e em Portugal, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, através do Programa Internacional de Avaliação de Alunos. O estudo concluiu que os Planos apresentam algumas semelhanças na sua formulação política e na governação e dessemelhanças aos níveis dos destinatários, das práticas implementadas e influência dos interesses do mercado livreiro.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherGrupo Nova Paideiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolítica Educativapor
dc.subjectOrganizações Internacionaispor
dc.subjectPolíticas Públicas de Leiturapor
dc.subjectPlanos Nacionais de Leitura – Brasil e Portugalpor
dc.titleA literacia na perspectiva dos Planos Nacionais de Leitura no Brasil e em Portugalpor
dc.title.alternativeThe literacy in the perspective of national learning plans in Brazil and Portugalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.even3.com.br/Anais/iijorneduc/52970-A-LITERACIA-NA-PERSPECTIVA-DOS-PLANOS-NACIONAIS-DE-LEITURA-NO-BRASIL-E-EM-PORTUGALpor
oaire.citationConferenceDate04 Set. – 06 Set. 2017por
sdum.event.titleII Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educaçãopor
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage1262por
oaire.citationEndPage1271por
oaire.citationConferencePlaceNatal, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAnais da II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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A LITERACIA NA PERSPECTIVA DOS PLANOS NACIONAIS DE LEITURA NO BRASIL E EM PORTUGAL anais do jorneduc.pdf549,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

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