Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49993

TitleA literacia na perspectiva dos Planos Nacionais de Leitura no Brasil e em Portugal
Other titlesThe literacy in the perspective of national learning plans in Brazil and Portugal
Author(s)Fernandes, Patrícia
Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros
KeywordsPolítica Educativa
Organizações Internacionais
Políticas Públicas de Leitura
Planos Nacionais de Leitura – Brasil e Portugal
Issue dateSep-2017
PublisherGrupo Nova Paideia
CitationFernandes, P., & Vilarinho, E. (2017). A literacia na perspectiva dos Planos Nacionais de Leitura no Brasil e em Portugal. In Anais da II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação (pp. 1262-1271). Natal, Brasil: Grupo Nova Paideia.
Abstract(s)A leitura é essencial para se alcançar as competências mínimas para atender as demandas do mundo atual. Assim a leitura tornou-se preocupação para os países se desenvolverem economicamente, e dessa forma, passa a fazer parte de políticas públicas, sejam no bojo da educação formal através de sistemas educativos, sendo avaliados, por instrumentos nacionais e internacionais, bem como na educação não formal por meio de ações voltadas para estimular a leitura em leitores potenciais. Este estudo teve como objetivo identificar as semelhanças e diferenças entre os planos nacionais de leitura do Brasil e de Portugal, ao nível da formulação política, governação e implementação. Para atender aos objetivos da investigação, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos cujo levantamento dos dados se deu através de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, realizadas a coordenadores dos Planos, bibliotecários municipais e professores responsáveis por bibliotecas escolares dos dois países. De acordo com os dados recolhidos é possível afirmar que existe a influência de organismos internacionais para o desenvolvimento de políticas públicas de leitura nos dois países. No Brasil, destaca-se a influência do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, e em Portugal, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, através do Programa Internacional de Avaliação de Alunos. O estudo concluiu que os Planos apresentam algumas semelhanças na sua formulação política e na governação e dessemelhanças aos níveis dos destinatários, das práticas implementadas e influência dos interesses do mercado livreiro.
TypeConference paper
DescriptionISSN: 2525-9571
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49993
Publisher versionhttps://www.even3.com.br/Anais/iijorneduc/52970-A-LITERACIA-NA-PERSPECTIVA-DOS-PLANOS-NACIONAIS-DE-LEITURA-NO-BRASIL-E-EM-PORTUGAL
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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