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https://hdl.handle.net/1822/499
Título: | O director de turma na escola portuguesa : da grandiloquência dos discursos ao vazio dos poderes |
Autor(es): | Sá, Virgínio |
Data: | 1996 |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-918. 9:1 (1996) 139-162. |
Resumo(s): | No momento em que se cumprem precisamente 100 anos sobre a criação da figura do gestor pedagógico intermédio, que pode ser considerado o “antepassado remoto” do actual director de turma (Engrácia Castro, 1994; João Barroso, 1993; Virgíno Sá, 1995), parece-nos oportuno reflectir em torno do papel deste actor escolar, pertinência reforçada pelo facto de lhe ser frequentemente reconhecida uma grande relevância organizacional no quadro da actual escola de massas. Este gestor pedagógico surge-nos tradicionalmente associado a uma tríplice função: relação com os alunos da turma; relação com os pais/encarregados de educação; relação com os outros professores da turma. Neste trabalho procuraremos conferir particular realce à problematização da sua capacidade de intervenção junto dos professores da turma, questionando, nomeadamente, o grau de congruência entre esta exigência funcional e o conjunto dos poderes susceptíveis de serem convocadas para legitimar essa intervenção. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/499 |
ISSN: | 0871-918 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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