Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49857

TítuloAutomóveis autónomos em Portugal: a perspetiva do consumidor numa indústria em mudança
Autor(es)Júlio, Carlos Filipe Salazar Teixeira
Orientador(es)Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chaveAutomóveis autónomos
Indústria automóvel
Comportamento do consumidor
Características do consumidor
Segmentação
Autonomous cars
Automobile industry
Consumer behaviour
Consumer characteristics
Segmentation
Data2017
Resumo(s)A indústria automóvel encontra-se numa era disruptiva, marcada pela massificação do automóvel e o desenvolvimento de novos produtos para o mercado, nomeadamente o conceito de automóveis autónomos. Estes veículos têm como objetivo automatizar algumas das tarefas dos condutores para que, numa fase final do desenvolvimento da tecnologia, operem sem necessidade de intervenção humana. A introdução desta inovação, torna essencial conhecer o consumidor e perceber a sua recetividade a este modo de transporte, numa área dominada pelo ponto de vista do desenvolvimento da tecnologia. A investigação aqui reportada foca o ponto de vista do consumidor relativamente à introdução deste conceito para o mercado, especificamente nas variáveis demográficas e psicográficas que influenciam a avaliação, a intenção de compra e a disponibilidade máxima a pagar do consumidor. Adotando uma abordagem quantitativa a este estudo, foi aplicado um questionário difundido online a 365 consumidores automóveis no território geográfico português. A análise de dados permitiu deste modo perceber a importância que a segurança rodoviária comporta na mente do consumidor e a preponderância do género feminino face às características do produto, benefícios e preocupações percebidas e utilizações esperadas do conceito. A produtividade do tempo de viagens regulares e as características do conceito que assegurem o conforto do consumidor e a segurança rodoviária demonstraram aumentar a avaliação e a disponibilidade a pagar de um consumidor por um automóvel autónomo. Foi ainda possível a identificação de quatro diferentes segmentos de consumidores com características homogéneas entre si. Esta investigação complementa a literatura existente com uma análise aos influenciadores do comportamento do consumidor, abrangendo um elevado número de variáveis presentes no estudo, permitindo prever e compreender em larga escala o consumidor e o seu comportamento atual face ao conceito de automóveis autónomos.
The auto industry is facing a disruptive era, marked by the automobile massification and the development of new products and concepts, such as the autonomous vehicles. These vehicles aim to automate some of the actions performed so far by the driver to, at the last stage of the technology, operate without any human intervention. The introduction of such innovation, makes it essential to know the customer and understand its receptivity to this transportation mode, in an area pushed by the technology's development point of view. The investigation here reported, focuses the consumer's perspective about the product market penetration, specifically on the demographic and psychological variables that affect the evaluation, purchase intention and client's willingness to pay. Adopting a quantitative approach to this study, an online survey was spread to 365 automobile consumers in Portuguese geographical territory. The data analysis allowed to understand road safety influence in consumers' minds and gender's preponderance in perceived product features, expected benefits, barriers and usages. Regular commuting time productivity and road safety benefits also show to increase the consumer's evaluation and willingness to pay for an autonomous car. It was also possible to identify four different consumer segments with homogeneous characteristics among them. This investigation complements the existent literature with the analysis on the influencers in consumer behaviour, including a high number of variables in this study, allowing to predict and understand on a large scale the consumer and his behaviour facing the autonomous cars concept.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49857
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Filipe Salazar Teixeira Júlio.pdf4,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID