Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49845

TítuloEstudo do impacto da utilização das auto-estradas na gestão dos transportes de mercadorias de uma empresa do ramo da logística integrada
Autor(es)Martins, Artur Luís da Silva
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveLogística
Transporte de mercadorias
Auto-estradas
Portagens
Logistics
Freight transport
Highways
Tolls
Data2017
Resumo(s)A competitividade das empresas está, cada vez mais, dependente da inovação e dos modelos de gestão utilizados. É cada vez mais imprescindível realizar estudos e análises das suas operações (ou serviços) com o intuito de perceber quais os procedimentos que realmente acrescentam valor e que contribuam para a satisfação dos seus clientes. A presente procura dar conta da implementação de uma ferramenta online de descontos variáveis (ao dia e à hora) aplicados aos preços de auto-estradas e analisar o impacto quer dos descontos quer do aumento de recurso por caminhos portajados que trás a uma organização do ramo de Logística Integrada, em concreto, à Luís Simões Logística Integrada. Numa organização que realiza várias operações e que cada operação pode apresentar uma grande diversidade de rotas e percursos (quer sejam portajados ou não), pretende-se, com esta dissertação, criar uma base de apoio à decisão de optar, ou não, por recurso a auto-estradas (essa base será criada com dados e informações históricas obtidas através de sistemas de gestão de frota e de sistemas de ERP onde estão registadas todas as suas operações). Nessa base constará variáveis como tempo de viagem, consumos efectuados, distâncias percorridas e preços dos pórticos traduzido por um custo de operação e que permitiu, no momento de planeamento de rotas, determinar a partir de que desconto a organização considera atractivo. Este projecto visou também a apresentação e a análise dos resultados obtidos durante um mês de planeamento e traduzindo-os para um ano de operação, tendo por base o histórico do ano transacto. Os resultados parciais obtidos indicam uma redução de custos de operação, nomeadamente no que aos tempos de viagens e aos níveis de consumos de combustíveis concerne. Além disso, o domínio das operações e os novos formatos de planeamento de percursos vieram melhorar o nível de serviço prestado aos clientes e a comunicação interna entre as equipas. O recurso a esta ferramenta veio demonstrar e salientar as vantagens de circular em auto-estradas quer na redução de custos quer nos níveis de qualidade dos serviços prestados e da satisfação dos seus clientes.
The competitiveness of enterprises is increasingly dependent on innovation and management models used. It is increasingly essential to conduct studies and analyzes of your operations (or services) in order to understand which procedures really add value and contribute to customer satisfaction. This research seeks to account for a project to implement an online tool for variable discounts (on the date and time) in motorway prices and to analyze the impact of both the discounts and the increase in the use of ported paths that leads to an organization of the Integrated Logistics branch, in particular, Luís Simões Logística Integrada. In an organization that performs several operations and that each operation can present a great diversity of routes and routes (whether or not they are ported), it is intended, with this dissertation, to create a base of decision support with the resources to the historical data of its vehicles in their fleet management systems and ERP systems where all their operations are registered. On this basis there are variables such as travel time, consumptions made, distances traveled and prices of porticos translated by an operating cost and that allowed, at the time of route planning, to determine from which discount the organization considers attractive. This project also aimed at presenting and analyzing the results obtained during a month of planning and translating them into a year of operation, based on the history of the previous year. The partial results obtained indicate a reduction in operating costs, particularly in terms of travel times and fuel consumption levels. In addition, the field of operations and the new path planning formats have improved the level of service provided to customers and internal communication between the teams. The use of this tool has demonstrated and emphasized the advantages of driving on highways, both in reducing costs and in the levels of quality of services provided and the satisfaction of its customers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49845
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artur Luís da Silva Martins.pdf
Acesso restrito!
3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID