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TitleSpin-offs académicas e transferência de conhecimento: estudo de caso das spin-offs da Universidade do Minho
Author(s)Pimenta, Ana Rita Rodrigues
Advisor(s)Cerejeira, João
KeywordsUnidades de transferência de tecnologia
Universidades
Spin-offs
Desempenho
Conhecimento
Technology transfer units
Universities
Development
Knowledge
Issue date2017
Abstract(s)O crescente ambiente competitivo da atualidade força cada vez mais as empresas a investir continuamente no conhecimento e a aumentar os projetos inovadores através do uso de novas tecnologias, sendo este um dos principais fatores que impulsionam o crescimento económico. Sendo as universidades uma das mais importantes fontes de conhecimento e inovação, a presente dissertação tem como objeto de estudo as empresas criadas na sequência de um processo de transferência de uma ideia ou conhecimento gerada no seio académico, e reconhecida como uma oportunidade de negócio, para a atividade económica – as spin-offs. Tendo como caso de estudo as spin-offs da Universidade do Minho, esta investigação pretende avaliar o impacto destas empresas na economia portuguesa e, através da comparação com outras empresas do mercado que apresentam caraterísticas similares, perceber de que forma é que a detenção deste estatuto pode influenciar o seu desempenho. Por outro lado, pretende-se avaliar o apoio prestado pela Universidade na sua criação e, posteriormente, na fase de desenvolvimento e crescimento. Ao longo do estudo é apresentada literatura que permite perceber como se processa a transferência de tecnologia e quais os impactos que dela resultam. Por outro lado, são explicitados os conceitos de Unidades de Transferência de Tecnologia e de spin-offs, bem como os fatores que contribuem para o seu desempenho. Desta forma, e com base em alguns indicadores, é aplicado um Modelo de Regressão Linear Múltipla. A análise dos resultados permitiu verificar que as spin-offs são empresas naturalmente orientadas para a inovação, mas que apresentam uma baixa rentabilidade. Por outro lado, embora estas empresas afirmem que este estatuto lhes confere credibilidade e confiança no mercado, são identificadas algumas falhas como a falta de criação de networking, tanto entre as spin-offs como com outras empresas do mercado que a Universidade tenha ligação, ou seja, estimular o contacto de forma a propiciar oportunidades de parcerias. Consideram também que deveria existir algum apoio jurídico e contabilístico.
The growing competitive environment of today increasingly forces companies to continuously invest in knowledge and to increase innovative projects through the use of new technologies, which is one of the main factors driving economic growth. As universities are one of the most important sources of knowledge and innovation, this thesis is aimed at studying the companies created following a process of transferring an idea or knowledge generated in the academic sphere, and recognized as a business opportunity, for the economic activity - the spin-offs. Taking spin-offs of Universidade do Minho as a case of study, this research intends to evaluate the impact of these companies in the Portuguese economy and, through the comparison with other companies in the market that have similar characteristics, understand how the detention of this status can influence its performance. On the other hand, it intends to evaluate the support provided by the University in its creation and, later, in the development and growth phase. Throughout the study, is presented literature that allows us to understand how the transfer of technology takes place and the impacts that result from it. On the other hand, the concepts of Technology Transfer Units and spin-offs are explained, as well as the factors that contribute to their performance. Thus, and based on some indicators, a Multiple Linear Regression Model is applied. The analysis of the results allowed to verify that the spin-offs are companies naturally oriented towards the innovation, but that present a low profitability. On the other hand, although these companies claim that this status gives them credibility and confidence in the market, some gaps are identified, such as the creation of networking, both between spin-offs and other companies in the market that the University has links with, that is, stimulate contact in order to provide opportunities for partnerships. They also believe that there should also be some legal and accounting support.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertaçao de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49810
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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