Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49722

TitleAvaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Other titlesEvaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebra
Author(s)Barros, Paula
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
KeywordsÁlgebra linear
Ensino superior
Avaliação
Linear algebra
Higher education
Evaluation
Issue dateDec-2017
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationBarros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 21-25.
Abstract(s)A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.
The concern with the promotion of meaningful learning in linear algebra was the basis of a teaching intervention that essentially aimed at analysing the impact on students’ learning of a teaching centred on the exploration of errors and difficulties. In line with this perspective, the evaluation included the reformulation of the group work and the revision of the mini-tests, in order to encourage students to identify and become aware of their mistakes and to develop skills to correct them and overcome the difficulties. This text describes this formative component and portrays the students' opinions about the process.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49722
DOI10.17979/reipe.2017.0.10.2379
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2379
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 REIPE_d.pdf778,65 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID