Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49602

TitleProcesso de internacionalização na indústria do calçado português: estudo de caso
Other titlesThe internationalization process in the footwear industry: study case
Author(s)Martins, Mariana Filipa da Costa Barreto
Advisor(s)Carballo-Cruz, Francisco
KeywordsPME
Internacionalização
Indústria do calçado
Modos de entrada
Dificuldades
Motivos
SMEs
Internationalization
Footwear industry
Entry modes
Difficulties
Motives
Issue date2017
Abstract(s)O setor do calçado português faz parte de uma das maiores indústrias da economia nacional, sendo constituído principalmente por Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que apostam maioritariamente na exportação dos seus produtos para os mercados internacionais. O processo de internacionalização surge da necessidade de comercialização dos produtos de uma empresa num mercado externo, principalmente devido à concorrência no mercado interno. A estes processos de internacionalização para os mercados externos estão atribuídos diferentes motivos, nomeadamente a situação do mercado interno, os incentivos e apoios financeiros, o aumento da concorrência, entre outros. Assim, serão aqui refletidos os motivos que levaram as empresas que fazem parte do grupo de estudo, a internacionalizarem os seus produtos e marcas. Neste caso serão analisadas empresas de calçado situadas em Felgueiras, um dos maiores clusters de calçado em Portugal, que estejam internacionalizadas em vários mercados externos, para fazer uma comparação dos motivos que levaram à sua internacionalização, os fatores presentes na seleção de mercados e será discutido o futuro do setor do calçado. Estas empresas, embora sejam todas PMEs, possuem diferentes dimensões e capacidade de comercialização dos seus produtos.
The Portuguese footwear sector is part of one of the largest industries of the national economy. It consists mainly of Small and Medium-sized Enterprises (SMEs), which invest mainly in the export of their products to international markets. The process of internationalization arises from the need to market the products of a company in an external market, mainly due to the competition in the domestic market. To these processes of internationalization for external markets are attributed different reasons, namely the condition of the internal market, incentives and financial support, the increase of competition, among others. Thus, it will be reflected here the reasons that led the companies, that are part of the study group, to internationalize their products and brands. In this case, footwear companies located in Felgueiras, one of the largest clusters of footwear in Portugal, which are internationalized in several external markets, will be analyzed to make a comparison of the reasons that led to their internationalization, the factors present in the markets selection and the future of the footwear sector will also be discussed. Although these companies are all SMEs, they have different sizes and capacity to market their products.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49602
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Filipa da Costa Barreto Martins.pdf
  Restricted access
934,1 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID