Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49523

TitleAdaptação humana ao stress: estudo com professores do ensino básico e secundário
Other titlesHuman adaptation to stress: study with primary and secondary school teachers
Author(s)Rodrigues, Ana Gabriela Ferreira
Advisor(s)Gomes, A. Rui
KeywordsStress
Avaliação cognitiva
Saúde mental
Professores
Cognitive appraisal
Mental health
Teachers
Issue date10-Nov-2017
Abstract(s)Este estudo analisou a relação entre a avaliação cognitiva e a saúde mental dos professores. Participaram no estudo 402 professores da zona norte de Portugal sendo que, 289 eram do sexo feminino e 113 do sexo masculino. As idades dos participantes variaram entre os 30 e os 63 anos (M = 47.17, DP = 7.65). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva (EAC) e o General Health Questionnaire 12 (GHQ-12). Os resultados demonstraram que 87.1% dos professores reportaram níveis significativos que condicionam o estado de saúde mental, sendo a ansiedade/depressão a dimensão de maior prevalência. Verificou-se também que a perceção de ameaça e a perceção de controlo são preditores significativos da saúde mental dos professores. Em síntese, os processos de avaliação cognitivo são importantes para compreender o estado de saúde mental dos professores.
This study seeks to analyze the relationship between cognitive appraisal and the mental health of teachers. The research was conducted with 402 teachers from the north of Portugal, 289 females and 113 males, aged between 30 and 63 years (M = 47.17, SD = 7.65). The evaluation protocol included a demographic questionnaire, the Cognitive Assessment Scale (CAS), and the General Health Questionnaire 12 (GHQ-12). The results showed that 87.1% of teachers reported significant levels which affect the state of mental health, with anxiety/depression being the most prevalent dimension. Moreover, it was verified that the perception of threat and the control perception are significant predictors of the psychological health of teachers. In summary, the cognitive assessment processes are important to understand the state of mental health of teachers.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49523
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Gabriela Ferreira Rodrigues.pdfTese2,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID