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TítuloWhat is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
Outro(s) título(s)O que é a paralisia cerebral?: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre o fenómeno
Autor(es)Peixoto, Joana Catarina da Silva
Orientador(es)Rosário, Pedro
Correia, Paula Cristina Soares Magalhães Silva
Palavras-chaveParalisia cerebral
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Cerebral palsy
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Data10-Nov-2017
Resumo(s)A paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância. Apesar dos comprometimentos motores e secundários, as crianças com paralisia cerebral estão integradas no sistema de educação. Contudo, investigações prévias mostram que estas crianças nem sempre estão bem integradas na escola e que atitudes negativas para com esta condição clínica estão relacionadas com falta de conhecimento. Esta investigação tem como objectivo analisar o conhecimento de alunos do ensino básico sobre a paralisia cerebral. Foram analisadas 80 definições de paralisia cerebral escritas por 80 estudantes do 4º e 5º ano. Os resultados revelaram que a maioria das respostas são incorrectas porque os participantes confundiram a paralisia cerebral com outras condições ou indicaram que a origem do problema está na paralisação do cérebro. Por outro lado, as respostas consideradas correctas revelaram ser muito incompletas no seu conteúdo. Os resultados também mostraram que estudantes com experiência pessoal com alguém com paralisia cerebral fornecem mais respostas correctas. Estes resultados sugerem que existe necessidade de fornecer informação aos alunos sobre a paralisia cerebral e as dificuldades de uma criança com esta condição. Espera-se que aumentando o conhecimento dos alunos sobre a paralisia cerebral, ajude à integração na escola das crianças com esta condição e promova o seu envolvimento.
Cerebral palsy is the most prevalent physical disability during childhood. Globally, the number of children with disabilities being integrated into the general school system is raising. Still, previous studies have reported that these children are not always well integrated in school and that negative attitudes towards people with these conditions may be linked to lack of knowledge. This research aims to analyze elementary school students' knowledge about cerebral palsy. Eighty definitions of cerebral palsy were provided by students from the 4th and 5th grades. Findings indicate that the majority of responses are incorrect because the participants confounded cerebral palsy with other conditions or indicated the origin of the impairments is in a brain which is paralyzed. Conversely, the correct responses were very incomplete regarding their content. Data also showed that students with personal experience with someone with cerebral palsy provided more correct definitions than their counterparts without this experience. These results indicate the need to provide information to students about cerebral palsy and the difficulties of children with this condition. Raising students’ knowledge on cerebral palsy is expected to help integrate children with this condition in school and promote their school engagement.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49508
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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