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dc.contributor.authorDuarte, M. C.por
dc.date.accessioned2004-07-09T16:05:50Z-
dc.date.available2004-07-09T16:05:50Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citation“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 12:2 (1999) 227-248.-
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/494-
dc.description.abstractUma das áreas mais determinantes da investigação em educação em ciências reporta-se à identificação das concepções alternativas dos alunos e à proposta/implementação de modelos de ensino que visem a mudança conceptual. Constituindo o manual escolar um dos materiais de apoio mais utilizados pelos professores, determinando frequentemente a natureza da actividade científica desenvolvida na sala de aula, parece revestir-se de importância o estudo da influência da investigação em ciências, especificamente na problemática anteriormente explicitada, ao nível dos manuais escolares. Este artigo tem, assim, como objectivos: 1. Analisar, brevemente, o desenvolvimento da investigação que tem vindo a ser feita no domínio da problemática das concepções alternativas e da mudança conceptual; 2. Apresentar os principais resultados de investigações onde se procurou avaliar a influência do manual escolar na prática dos professores de ciências e na aprendizagem dos alunos; 3. Apresentar uma análise de manuais escolares de Ciências da Natureza.por
dc.description.abstractOne of the most determinant areas of research on science education is the identification of the students' alternative conceptions and the proposal/implementation of teaching models aimed at conceptual change. School textbooks are widely used by teachers as a support material and often determine the nature of the scientific activity carried out in the classroom. Therefore, it seems important to investigate the impact of science research upon school textbooks, especially on the area referred to above. The purpose of this paper is: 1. To analyse briefly the developments of research on the area of alternative conceptions and conceptual change; 2. To present the main results of research studies where the role of textbooks in science teaching and learning was analysed; 3. To present a study where science textbooks are analysed.eng
dc.description.abstractL'un des domaines des plus déterminants de la recherche en éducation des sciences est celui de l'identification des conceptions alternatives des élèves et de la proposition/implantation de modèles d'enseigne-ment qui visent le changement conceptuel. Le manuel scolaire, constituant l'un des appuis les plus utilisés par les professeurs et déterminant fréquemment la nature de l'activité scientifique développée en classe, il semble important de rechercher quelle est l'influence de l'investigation en sciences, en ce qui concerne cette problématique, au niveau des manuels scolaires. Ainsi, cet article a pour objectifs: 1. Analyser, brièvement, le développement de la recherche qui se réalise sur la problématique des conceptions alternatives et du changement conceptuel; 2. Présenter les principaux résultats d'investigations dans lesquelles on a recherché à évaluer l'influence du manuel scolaire dans la pratique des professeurs de sciences et dans l'apprentissage des élèves; 3. Présenter une étude d'analyse de manuels scolaires de Sciences Naturelles.fra
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleInvestigação em ensino das ciências : influências ao nível dos manuais escolarespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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