Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49428

TitlePara uma visão transformadora da supervisão pedagógica
Other titlesTowards a transformative vision of pedagogical supervision
Author(s)Vieira, Flávia
KeywordsSupervisão
Pedagogia
Formação de professores
Transformação
Emancipação
Supervision
Pedagogy
Teacher’s education
Transformation
Empowerment
Issue date2009
PublisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
JournalEducação & Sociedade
CitationVieira, F. (2009). Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, 30(106), 197-217. doi:10.1590/S0101-73302009000100010
Abstract(s)O principal objectivo do texto é propor uma visão transformadora da supervisão pedagógica inscrita em valores da democracia, pressupondo que as finalidades e a natureza das práticas supervisiva e pedagógica devem estar articuladas e que ambas devem inscrever-se numa direcção emancipatória. Num primeiro momento, apresenta-se uma proposta de conceptualização da relação entre supervisão e pedagogia, defendendo-se a sua indissociabilidade e um conjunto de princípios que as podem orientar numa direcção potencialmente emancipatória. Num segundo momento, discutem-se condições que favorecem ou limitam a operacionalização desta direcção, tomando-se o exemplo de um projecto supervisivo em curso da Universidade do Minho desde 1995. O projecto ilustra potencialidades, constrangimentos e paradoxos da supervisão pedagógica como prática situada entre a reprodução e a transformação da ordem social implícita nos contextos de intervenção.
The main purpose of this paper is to propose a transformative vision of pedagogical supervision within a democratic value framework based on the assumption that the goals and the nature of supervisory and pedagogical practices should be articulated and that both should be empowering. A proposal for conceptualizing the relation between supervision and pedagogy is presented, which assumes that they cannot be dissociated and should be oriented towards empowerment through a set of guiding principles. Conditions that favor and hamper this direction are then discussed on the basis of a supervision project that has been developed at the University of Minho since 1995. This project illustrates the potential value, constraints and paradoxes of supervision as a practice that stands between the reproduction and the transformation of the social order that is implicit in the contexts of intervention.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49428
DOI10.1590/S0101-73302009000100010
ISSN0101-7330
e-ISSN1678-4626
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica.pdf
  Restricted access
93,85 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID