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TitleNursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts
Other titlesPerceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico
Percepciones de los estudiantes de enfermería sobre los procesos formativos en el contexto de la enseñanza clínica
Author(s)Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da
Macedo, Ana Paula
Vieira, Flávia
KeywordsNursing
Students
Clinical clerkship
Supervision
Enfermagem
Estudantes
Estágio clínico
Supervisão
Enfermería
Estudiantes
Prácticas clínicas
Supervisión
Issue date2017
PublisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbra. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E)
JournalRevista de Enfermagem Referência
CitationCunha, C., Macedo, A. P., & Vieira, I. F. (2017). Nursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts. Revista de Enfermagem Referência, Série IV, nº 12, 65-74. doi:10.12707/RIV16072
Abstract(s)Background: This article falls within the field of nursing supervision and describes a qualitative and quantitative study carried out in a Nursing School. Objectives: To describe representations and experiences of students and supervisors’ professional activity in clinical supervision contexts; to analyze the school-hospital articulation in training processes in clinical supervision contexts; to discuss the role of nursing supervision in the school-hospital articulation; to identify quality principles for pre-service nursing training with a focus on the activity in professional and supervision contexts. Methodology: Data were collected through a questionnaire to 92 students in clinical contexts (2nd year) and semi-structured interviews with a group of 5 students and 2 supervisors. Results: We found some strengths and weaknesses in the training processes regarding the role of supervision and the link between theory and practice in the development of professional knowledge. Conclusion: The need to strengthen inter-institutional relationships and promote reflective, dialogic supervision practices is highlighted.
Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem. Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; discutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão. Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras. Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica.
Marco contextual: El presente texto se sitúa en el campo de la supervisión en enfermería y presenta un estudio de cariz cualitativo y cuantitativo desarrollado en una escuela superior de enfermería. Objetivos: Describir representaciones y vivencias de la actividad profesional de los estudiantes y supervisores en el contexto de la enseñanza clínica; analizar la articulación escuela-hospital en el proceso de formación en el contexto de la enseñanza clínica; discutir la función de la supervisión en enfermería como articuladora organizativa; inferir principios constitutivos de la calidad de la formación inicial de enfermeros, con incidencia en la actividad en el contexto profesional y en la supervisión. Metodología: Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario a 92 estudiantes en la enseñanza clínica (2.º año) y entrevistas semiestructuradas a un grupo de 5 estudiantes y 2 supervisoras. Resultados: Se apuntan algunas potencialidades y fragilidades de los procesos formativos, relacionadas con el papel de la supervisión y la articulación de la teoría con la práctica, en la construcción del conocimiento en la acción profesional. Conclusión: Se observa la necesidad de reforzar las relaciones interinstitucionales y promover modalidades de supervisión de orientación reflexiva y dialógica.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49394
DOI10.12707/RIV16072
ISSN0874-0283
e-ISSN2182-2883
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem
ESE-CIE - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

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