Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49390

TítuloA case of variable impoverishment in European Portuguese
Autor(es)Barbosa, Pilar
Freire, Telma
Palavras-chaveInfinitivo flexionado
Empobrecimento
Morfologia distribuída
Sociolinguística variacionista
Português
Regra variável
Variação
Distributed morphology
Variationist sociolinguistics
Portuguese
Variation
Variable rule
Impoverishment
Agreement leveling
Inflected infinitive
DataDez-2014
EditoraAbralin - Associação Brasileira de Linguística
RevistaRevista da ABRALIN
CitaçãoBarbosa, P., & Freire, T. (2014). A case of variable impoverishment in european portuguese. Revista da ABRALIN, 13(2)
Resumo(s)Este artigo estuda um caso de concordância variável em português europeu que se verifica numa área circunscrita do Norte de Portugal e tem uma distribuição particular: apenas afeta as formas verbais de Infinitivo Flexionado e do Futuro do Conjuntivo. Apresentam-se os resultados de um série de testes de gramaticalidade e um teste de leitura automonitorizada aplicados a falantes do dialeto relevante, que indicam que o fenómeno em causa não afeta os traços de Pessoa e não pertence à sintaxe estrita. Propõe-se uma anáiise baseada na ideia de que a neutralização dos traços de concordância é o resultado de operações que se aplicam no nível pós-sintático da gramaática. A abordagem adota a proposta de NEViNS e PARROTT (2010), que usa a noção de “regra variável” da sociolinguística variacionista (LABOV, l969) enquanto mecanismo enquadrado no modelo da Morfologia Distribuída (HALLE e MARANTZ, 1993), como forma de explicar a variação inter e intra-individual. A neutralização da concrdância verbal deve-se à aplicação probabilística de uma regra de Empobrecimento que elimina o traço [Plural] dos morfemas de concordância positivamente especificados para este traço. Uma vez que o que os contextos de Infinitivo Flexionado e de Futuro do Conjuntivo têm em comum é o seu expoente, o afixo /-r/, a regra de Empobrecimento deve ser capaz de “ver” a forma do item vocabular inserido no nó T, o que vem confirmar a posição definida em BOBALIJK, 2000 segundo a qual a Inserção Vocabular procede sequencialmente, de baixo para cima.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49390
DOI10.5380/rabl.v13i2.39634
ISSN0102-7158
e-ISSN2178-7603
Versão da editorahttp://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/39634
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
39634-147059-1-SM-4.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID