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TítuloIdeias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
Outro(s) título(s)Key ideas on Basic Education in 21st century society
Autor(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveEnsino básico
Educação básica
Finalidades da educação
Saberes básicos
Competências
Elementary education
Basic education
Educational purposes
Basic knowledge
Competences
DataDez-2017
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoSilva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2513
Resumo(s)Problematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.
We begin by problematizing the conception of universal basic education, compulsory and gratuitous, which must be ensured by the State. The significant relationship between the sense of universal associated with the concept of basic education is a recent achievement of modern societies and has roots in the thinking of the encyclopaedists and the illuminists. Basic education is also questioned as an extended concept in which the contents diversity remain in the curriculum and, consequently, in a learning that is mobilizing divergent and profitable paths, as a basis for ensuring the development of the differentiated competences of learners who construct their educational path. We conclude with a reflection on the education purposes, the basic knowledge and competences that basic education must fulfil, which must be ensured in modern societies.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49385
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2513
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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