Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49379

TitleO processo de adaptação na carreira: estudo com finalistas universitários portugueses
Other titlesThe process of career adaptation: study with portuguese last-year university students
Author(s)Gomes, Cláudia Correia Ramos
Advisor(s)Cunha, Maria Céu
KeywordsTransição universidade-mercado de trabalho
Adaptabilidade de carreira
Processo de adaptação na carreira
Empregabilidade percebida
School-to-work transition
Career adaptability
Process of career adaptation
Selfperceived employability
Issue date2017
Abstract(s)A transição universidade-mercado de trabalho, encarada como um processo de antecipação de entrada no mundo profissional, poderá determinar o futuro sucesso na carreira e os resultados da vida ocupacional. A adaptabilidade de carreira, construto chave para o desenvolvimento e gestão de carreira, destaca-se pelo impacto positivo em processos de transição e na empregabilidade percebida. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é clarificar as relações entre facetas da prontidão adaptativa, adaptabilidade de carreira, respostas adaptativas e resultados adaptativos, numa amostra de 218 finalistas universitários (80.3% mulheres) com uma média de idades de 22.6 (DP = 2.5). Os resultados da path analysis revelam uma boa adequação do modelo aos dados, com a existência de associações significativas entre facetas da prontidão adaptativa e a adaptabilidade de carreira, entre a adaptabilidade e as respostas adaptativas e entre as respostas adaptativas e os resultados adaptativos. Estes resultados corroboram a importância do processo de adaptação, em particular da componente de adaptabilidade de carreira, para o desenvolvimento de competências e atributos individuais relevantes em momentos de inserção e de ajustamento ao mercado profissional em estudantes do ensino superior. Discutem-se as implicações práticas destes resultados para a intervenção vocacional em processos de transição universidade-mercado de trabalho.
School-to-work transition, conceived as a process that anticipates one’s entry into the occupational world, may determine future career success and the results of occupational life. Career adaptability, a key concept for career development and management, stands out for its positive impact in transition processes and self-perceived employability. In this context, this study aims to clarify the relationships between aspects of adaptivity, career adaptability, adapting responses and adaptation results, using a sample of 218 last-year university students (80.3% women) averaging 22.6 years of age (SD = 2.5). Path analysis results indicate that the model fit for the data well overall, also showing significant associations between aspects of adaptivity and career adaptability, between adaptability and adapting responses and between adapting responses and adaptation results. These results confirm the importance of the process of adaptation, particularly of career adaptability component, to the development of relevant individual competences and skills in moments of entry and adjustment to the labor market by higher education students. The practical implications of these results to career intervention in school-to-work transition processes are discussed.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49379
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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