Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49288

TítuloPor quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar
Outro(s) título(s)Why, school, why? Gifted students with academic failure.
Autor(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Cruz, Judite Zamith
Palavras-chaveEducação especial
Sobredotação
Insucesso escolar
Currículo
Diferenciação curricular
Special education
Giftedness
School failure
Curriculum
Curricular differentiation
DataJul-2017
RevistaEducação e Realidade
Resumo(s)Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.
In this case study of a descriptive and interpretive nature it is intended to identify developmental factors and the success/failure at school of gifted youngsters (aged 12 to 16 years old) in compulsory education. The narratives presented by researchers show that the relationships between individual characteristics and school guidance are not always accepted. The analysis clarifies the boredom, frustration and failure facing these students in their everyday life, absent-minded decision-making, opposition or ‘identity crisis’ related to their standardization and compliance with routine tasks that the school requires today. They also reveal the importance of the role of the teacher in terms of curriculum differentiation and, in some cases, the academic success of the students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49288
DOI10.1590/2175-623660798
ISSN2175-6236
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Por que escola porque_Rev_Educ_Realidade.pdf196,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID