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dc.contributor.authorRibeiro, Paulopor
dc.contributor.authorMendes, José F. G.por
dc.date.accessioned2018-01-15T12:17:02Z-
dc.date.available2018-01-15T12:17:02Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationRibeiro P. J. G., Mendes J. F. G. Planeamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente - metodologia para avaliar a descarbonização do setor, II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana, pp. 279-288, 978-989-96543-9-6, 2017por
dc.identifier.issn978-989-96543-9-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49249-
dc.description.abstractNo âmbito da aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento no período de programação 2014-2020 torna-se necessário, na temática da mobilidade, dar cumprimento ao seguinte Objetivo Temático ?Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os sectores?, que estabelece, entre outras, a Prioridade de Investimento 4.5, que visa a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e eficiente. Da análise da metodologia existente para quantificar o volume de emissões do setor dos transportes utilizado pela Direção Geral de Energia e Geologia é possível concluir que a determinação desses valores não permite definir estratégias que visem a redução das emissões neste setor. Deste modo, a metodologia desenvolvida permitirá estimar o valor correspondente a um número de viagens de transporte motorizados para um determinado volume de emissões de GEE (tonCO2) e assim definir o quadro da repartição modal mais eficiente para os padrões de mobilidade urbana a atingir por um, ou vários, municípios de uma região. Assim, neste artigo será apresentada uma metodologia que vise estimar a diminuição do número de viagens em transporte individual, que possam ser transferidas para modos de transporte mais eficientes e menos poluentes, como o autocarro e os modos ativos, de modo a que se possa atingir o valor meta de CO2 para 2023.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCO2por
dc.subjectDescarbonizaçãopor
dc.subjectTransferência modalpor
dc.subjectTransportespor
dc.titlePlaneamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente: metodologia para avaliar a descarbonização do setorpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.commentshttp://ctac.uminho.pt/node/2772por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage279por
oaire.citationEndPage288por
oaire.citationTitleII Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana-
dc.date.updated2017-12-22T17:07:00Z-
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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