Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49242

TitleUsabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
Other titlesWeb platform usability: from basic repository to a collaborative learning environment
Author(s)Santos, Luís
Lencastre, José Alberto
KeywordsBlended learning
Usabilidade
Instructional design
Avaliação heurística
Moodle
Usability
Heuristic evaluation
Issue date2017
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationSantos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192.
Abstract(s)Este artigo descreve um estudo de avaliação da usa­bilidade no desenvolvimento uma proposta de es­tru­­turação das secções de uma plataforma web cen­tra­da no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alu­nos do ensino secundário. Os dados foram reco­lhi­dos usando os métodos de avaliação heurís­tica, obser­vação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público­‑alvo. Os re­sul­ta­dos obtidos nos testes permitiram validar a pro­pos­ta e a identificação de melhorias que são descritas.
This article describes a usability study regarding a proposal’s development for sections structuring within a student-centred web platform. This platform is intended to be used with K12 students, supporting Project Work Methodology and collaborative practices. Data were collected using heuristic assessment, observation and survey methods, and in three different tests: a pilot test, a heuristic test and an assessment with similar users. The results obtained, and described, identify some improvements and allowed the proposal’s validation.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49242
DOI10.17979/reipe.2017.0.13.2729
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Publisher versionThe original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_Revista_Estudios_Investigación_en_Psicología_y_Educación_Santos&Lencastre.pdf569,12 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID