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TítuloMecanismos de aprendizagem implícita em crianças com perturbação específica da linguagem: um estudo com um paradigma de gramáticas artificiais
Outro(s) título(s)Implicit learning mechanisms in children with specific language impairment: a study with an artificial grammar paradigm
Autor(es)Nunes, Andreia Filipa Correia
Orientador(es)Soares, Ana Paula
Lousada, Marisa
Palavras-chaveAprendizagem artificial da gramática
Perturbação específica da linguagem
Aprendizagem implícita
Artificial grammar learning
Specific language impairment
Implicit learning
Data2017
Resumo(s)Este estudo pretendeu explorar os mecanismos de Aprendizagem Implícita em crianças, em idade pré-escolar, com Perturbação Específica da Linguagem através de uma tarefa de Aprendizagem Artificial da Gramática. Os resultados mostraram que na fase de aprendizagem, as crianças com PEL e DLN apresentaram comportamentos similares, contudo, quando é feita a análise do comportamento dos dois grupos por bloco, observamos que houve uma melhoria do grupo DLN do bloco 1 para o bloco 2. Relativamente à fase de teste, o desempenho de DLN não se diferenciou do esperado face ao acaso, contudo o desempenho de PEL foi significativamente inferior ao esperado face ao acaso. Observou-se ainda que o desempenho do grupo PEL foi estatisticamente inferior ao das crianças com DLN, o que poderá indicar que os défices, destas crianças, ao nível da linguagem, se prendem com o facto de estas não serem capazes de extrair as regularidades estruturais presentes no input linguístico que lhes chega, criar regras e generalizar tais regras a outros contextos.
This study aimed to explore the Implicit Learning mechanisms in pre-school children with Specific Language Impairment (SLI) through an Artificial Grammar Learning task. The results showed that in the learning phase, children with SLI and DLN presented a similar behavior, however, when the behavior of the two groups per block was analyzed, we observed that there was an improvement of the DLN group from block 1 to block 2. Regarding the test phase, the performance of DLN did not differ from that expected against chance, however the performance of SLI was significantly lower than expected against chance. It was also observed that the performance of the SLI group was statistically lower than that of the children with DLN, which may indicate that the deficits of these children at language level are related to the fact that they are not able to extract the structural regularities present in the linguistic input that comes to them, to create rules and to generalize such rules to other contexts.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49231
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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