Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4919

TítuloAs práticas escolares como construtoras de uma identidade curricular genderizada
Autor(es)Mendes, Susana Filipa Rodrigues
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Data3-Mar-2006
Resumo(s)Numa primeira fase deste estudo, fazemos alusão à sala de aula, que foi considerada, durante muitos anos, uma realidade enigmática, pela inexistência de investigação neste campo, e só na década de 80 sentiu um incremento considerável. A partir de então, começaram a estudar-se diversas problemáticas relacionadas com o interior da sala de aula e com a relação pedagógica, contribuindo-se para desvanecer a névoa envolta em torno desta "caixa negra", que pela sua complexidade, se torna difícil de transpor e de compreender. Esta dificuldade deve-se também à imprevisibilidade e imediaticidade, que caracterizam o acto educativo e ao facto de constituirse como um estudo de pessoas, de singularidades, com características próprias, únicas. Referenciamos a relação pedagógica como uma relação de sobrevivência. São abordados os modelos e as estratégias usadas pelos actores na produção de regras não formais e informais; são referidos aspectos relativos aos currículos real e oculto e as características do acto educativo que levam à consideração da relação pedagógica como uma relação experiencial de sobrevivência. Aborda-se a relação pedagógica como uma relação de culturas. Analisam-se as características da cultura escolar, designadamente o seu currículo uniforme, o público ideal a quem o capital cultural escolar se destina e os níveis de excelência escolar estabelecidos; refere-se também o modo como os alunos constroem o seu "ofício de aluno" e as características de uma massa social, étnica e culturalmente heterogénea de alunos que interagem no contexto escolar. Deste modo, afastamo-nos dos estudos iniciais em que o feminismo significava a resistência ao masculinismo e enveredamos por uma visão que contaria o determinismo biológico a favor de um processo de construção social influenciadas por inúmeros determinismos sociais e políticos. Neste sentido, os Estudos de género são, por isso, fundamentais no modo como a identidade é (des)construída nos percursos de escolarização, contribuindo para a sua análise crítica a partir de parâmetros que não são susceptíveis de uma normalização masculina ou feminina e onde a noção de identidade vai sendo definida pelo sistema cultural. Faz-se uma abordagem da relação pedagógica como uma relação de poder. Começa pela definição do conceito de poder, seguindo-se uma breve referência às tipologias gerais das bases do poder, dando maior relevo ao estudo das tipologias de poder aplicadas à sala de aula. Termina com a constatação do carácter assimétrico da relação pedagógica pela desigual distribuição de poder entre os actores sociais envolvidos, essencialmente entre indivíduos do género masculino e feminino. A segunda fase da nossa investigação consta de um estudo empírico realizado em que o quadro traçado é tanto mais problemático quanto a dicotomia que lhe está subjacente visto encontrar eco nas representações sociais de homens e mulheres. No sentido de contribuir para um aprofundamento da reflexão em torno de critérios, e tendo como objectivo a análise das dinâmicas pedagógicas que poderão vir a ser desenvolvidas dentro da sala de aula, identificar-se-ão alguns aspectos a ter em consideração na concepção e elaboração dos materiais pedagógicos. Procurou-se articular as perspectivas teóricas com os dados fornecidos pelo estudo empírico, no sentido de analisar essas dinâmicas decorrentes das acções e interacções sociais desenvolvidas nos contextos locais e compreender o carácter plural dessas práticas.
In the first part of this study we refer to the classroom, which has been considered an enigmatic reality for many years, for the non- existence of investigation in this field, because only in the eighties a considerable increment was felt. Since then several problems related to the inside of the classroom and with the pedagogical relationship have been studied, contributing to vanish the wrapped up fog around this "black box", that for its complexity makes it difficult to transpose and to understand. This difficulty is also due to the unpredictability and instantaneousness that characterise the educational act and to the fact of being a study of people, of singularities, with their own, unique characteristics. We deal with the pedagogical relationship as a survival relationship. The models and the strategies used by the actors in the production of formal and informal rules are also taken into account; we introduce other aspects referred to the real and occult curricula as well as the characteristics of the educational act that lead to the consideration of the pedagogic relationship as an experiential relationship of survival. The pedagogic relationship is approached as a relationship of cultures. The characteristics of the school culture are analysed, especially its uniform curriculum, its target audience and the established levels of school excellence; it is also referred the way students build their own “ student occupation” and the characteristics of a social, ethnic and culturally heterogeneous mass of students that interact in the school environment. As it is understandable we keep away from the initial studies in which feminism meant resistance to “masculinism” and we have followed for a vision that oppose to the biological determinism, in favour of a process of social construction influenced by countless social and political factors. In this sense the gender studies are fundamental in the way identity is ( or is not) built in the educational courses, contributing to their critical analysis starting with parameters that cannot be used for a feminine or masculine normalisation and where the identity notion is being defined by the cultural system. The pedagogical relationship is also presented as a relation of power. Beginning with the definition of the power concept, it is followed by a brief reference to the general types of power bases emphasising the study of power types used in the classroom. It finishes with the evidence of the asymmetrical character of the pedagogic relationship by the unequal distribution of power among the social actors involved, essentially among individuals of the masculine and feminine gender. The second part of our investigation, consists of an empiric study in which the picture presented is so much problematic as the dichotomy that is underlying it, because it is based on the social representations of men and women as well. In order to contribute to a development of the reflection around criteria and having as a purpose the analysis of the pedagogical dynamics that may be developed inside the classroom, we identify to be considered in the conception and elaboration of the pedagogical materials. We tried to articulate the theoretical perspectives with the data supplied by the empirical study, so that we could analyse those dynamics occurred in the social actions and interactions developed in the local contexts and to understand the plural character of those practices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4919
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE- Susana Mendes.pdf521,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID