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TitleRealidade curricular caboverdiana e a crioulidade: o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar
Author(s)Afonso, Eleutério
Viana, Isabel Carvalho
Quint, Nicolas
KeywordsIdentidade cultural
Crioulidade
Diversidade e currículo
Caboverdianidade
Cultural identity
Créolité
Diversity and curriculum
Capeverdeanity
Issue date2017
PublisherEmbra Embra Serviços em Tecnologia Ltda EPP
CitationAfonso, E.; Viana, I. C. & Quint, N. (2017). REALIDADE CURRICULAR CABOVERDIANA E A CRIOULIDADE – o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar. In M. Azevedo; G. M. L Mendes; J. C. Morgado; J. Sousa; I. C. Viana & A. Vieira (Orgs.) (2017). Educação, Formação e Crioulidade. Anais III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares Universidade de Cabo Verde. Campinas: Editado por Embra Embra Serviços emTecnologia Ltda EPP, refª63514 [ISSN: 2527-0702]
Abstract(s)Este trabalho discute a crioulística em Cabo Verde, na iniciação escolar, focando-a transversal a várias áreas de estudo. A crioulidade é uma realidade sociocultural para além do campo linguístico, assume abrangência conceptual de cariz civilizacional que se opõe e interage com conceitos como a ocidentalidade, caboverdianidade, africanidade, lusitanidade ou mundialização. É uma investigação com interesse em clarificar o modo como o sistema educativo tem lidado com a crioulidade linguística nos manuais de educação e analisar a coerência entre os valores curriculares e a construção dos materiais de referência para a educação linguística e cultural, considerando a crioulidade. Os resultados preliminares permitem discutir a crioulidade como realidade internacional alternativa às demais correntes de mundialização a ser exploradas e desenvolvidas através do currículo caboverdiano.
This work, discusses créolité in Cape Verde, at school initiation, focusing on cross-sectional areas of study. créolité is a sociocultural reality beyond the linguistic field, it assumes conceptual comprehension of a civilizational character that opposes and interacts with concepts such as Westernity, Capeverdeanity, Africanity, lusitanity or globalization. It is a case study research with interest in clarifying how the educational system has dealt with “créolité” linguistic in the education manuals and to analyze the coherence between curricular values and the construction of reference materials for linguistic and cultural education, Considering the créolité. The preliminary results allow us to discuss criollo as an international reality alternative to the other currents of globalization to be explored and developed through the Cape Verdean curriculum.
TypePanel presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48984
ISSN2527-0702
Publisher versionhttps://proceedings.galoa.com.br/coloquio?lang=pt-br
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Trabalhos de Investigação

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