Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48980

TítuloFormação docente e desenvolvimento profissional de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica
Autor(es)Barros, Rejane Bezerra
Ramalho, Betania Leite
Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveFormação docente
Educação profissional e tecnolófgica
Desenvolvimento profissional de professores
Teacher training
Professional and technological education
Professional development of teachers
Data2017
CitaçãoBarros, R. B.; Ramalho, B. L. & Viana, I. C. (2017). Formação docente e desenvolvimento profissional de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica. In M. Azevedo; G. M. L Mendes; J. C. Morgado; J. Sousa; I. C. Viana & A. Vieira (Orgs.) (2017). Educação, Formação e Crioulidade. Anais III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares Universidade de Cabo Verde. Campinas: Editado por Embra Embra Serviços emTecnologia Ltda EPP, refª60657 [ISSN: 2527-0702]
Resumo(s)O estudo aborda a formação e atuação de professores bacharéis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN/Brasil. Parte-se da premissa de que a formação docente pressupõe conhecimentos e saberes inerentes à docência, conhecimentos esses essenciais para a reconfiguração de uma nova identidade: o professor atuando como um profissional do processo de ensino e aprendizagem (RAMALHO, NUÑEZ, GAUTHIER, 2003; NÓVOA, 2009; FLORES, VIANA, 2007). A pesquisa, de natureza quali e quantitativa, fez uso de questionário, entrevista e grupo focal, envolvendo 199 docentes e 10 gestores do Instituto. Evidenciou um conjunto de necessidades formativas identificadas pelos docentes como essenciais para a redefinição de suas atividades. Propõe a criação de um Programa de Formação e Atualização Pedagógica de Docentes da Instituição que, em dez anos expandiu-se fortemente, implementou novos cursos, mudou sua identidade e função social com o desafio de torna-se, também, formadora de professores.
The study deals with the training and performance of bachelors teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of RN / Brazil. It is based on the premise that teacher training presupposes knowledge and knowledge inherent in teaching, which are essential for the reconfiguration of a new identity: the teacher acting as a professional in the teaching and learning process (RAMALHO, NUÑEZ, GAUTHIER, 2003; GAUTHIER, 2003; NÓVOA, 2009; FLORES, VIANA, 2007). The qualitative and quantitative research used a questionnaire, interview and focus group, involving 199 teachers and 10 managers of the Institute. It evidenced a set of training needs identified by teachers as essential for the redefinition of their activities. It proposes the creation of a Program for the Education and Pedagogical Update of Teachers of the Institution, which in ten years expanded strongly, implemented new courses, changed its identity and social function with the challenge of becoming, also, teacher educator.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48980
Versão da editorahttps://proceedings.galoa.com.br/coloquio?lang=pt-br
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Trabalhos de Investigação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galoa-proceedings--coloquio-60657-formacao-docente.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID