Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4896

TitleMódulo de elasticidade tangente inicial de argamassas confinadas triaxialmente : análise e previsão
Author(s)Mohamad, Gihad
Lourenço, Paulo B.
Roman, Humberto R.
KeywordsArgamassas
Alvenaria
Triaxial
Módulo de elasticidade confinado
Issue date2005
CitationCONGRESSO DE PONTES E ESTRUTURAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PONTES E ESTRUTURAS (ABPE), Rio de Janeiro, Brasil, 2005 - "Congresso de Pontes e Estruturas da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas". [S.l. : s.n., 2005].
Abstract(s)Os principais parâmetros para análise dos mecanismos de ruptura nas alvenarias consideram o bloco sob tensão biaxial e argamassa sob tensão triaxial. Este estudo tem por objetivo discutir os resultados experimentais, para a determinação do módulo de elasticidade confinado, de Khoo (1972), Atkinson e Noland (1983) e Mohamad (1998) e comparar com os ensaios de prismas de Mohamad (1998). Como conclusão, nota-se que a relação entre a tensão confinante e a resistência à compressão da argamassa se mostrou ser fortemente linear. O módulo de elasticidade da argamassa diminuiu com o aumento da tensão lateral, para o traço de argamassa 1:1:6 nos estudos formulados por Khoo (1972) e Mohamad (1998), contrastando com os testes realizados por Atkinson e Noland (1983) que obteve um aumento no módulo de elasticidade em função da tensão confinante. O Poisson diminuiu com o aumento das tensões laterais. Esta diminuição aparenta ser exponencial para argamassa 1:1:6 e linear para o traço 1:0.25:3. O modelo para previsão da relação entre o módulo de elasticidade confinado não representou os ensaios experimentais em prismas na sua totalidade, isto talvez se deva ao caráter granular e a porosidade do material.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4896
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mohamad_Lourenco_CN(CE)_2005.pdf247,17 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID