Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4879

TítuloSimulações numéricas do processamento asséptico de polpas de morango num aquecedor óhmico contínuo
Autor(es)Castro, Inês
Reis, N.
Teixeira, J. A.
Vicente, A. A.
Palavras-chaveAquecimento óhmico
Polpa de morango
CFD
Processamento asséptico
DTR
Data2004
EditoraLNEC
CitaçãoCONGRESSO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA, Lisboa, Portugal, 2004 – “Métodos computacionais em engenharia : incorporado no VIII Congresso Nacional de Mecânica Aplicada e Computacional, (APMTAC), VI Congreso de Métodos Numéricos en Ingeniería (SEMN)”. Lisboa : LNEC, 2004. ISBN 972-49-2008-9.
Resumo(s)Neste trabalho efectuaram-se simulações numéricas dos padrões de fluxo num aquecedor óhmico contínuo, em estado estacionário, com recurso ao programa Fluent™. Para tal, criou-se uma grelha hexagonal (não estruturada) com base na geometria do aquecedor óhmico. A precisão dos resultados simulados foi optimisada através da diminuição do espaçamento entre as células junto às paredes. O número total de células na grelha foi minimizado por aplicação de uma condição de simetria axial (378 348 células). Para um fluido newtoniano (água) e um outro não newtoniano (polpa de morango) simularam-se diversas condições de escoamento, correspondendo a valores do número de Reynolds (Re) inferiores a 2000 (regime de escoamento laminar). Para a simulação com polpa de morango foi necessário determinar experimentalmente a dependência da viscosidade com a temperatura, cujo efeito foi expresso num modelo reológico do tipo “plástico de Bingham”. Após obter os padrões de fluxo no interior do aquecedor, calculou-se a distribuição dos tempos de residência (DTR) do fluido em todo o seu volume. Recorrendo à DTR exclusivamente na zona de aquecimento (entre os eléctrodos) foi possível prever o perfil térmico do fluido tratado no final da etapa de aquecimento. Consequentemente, obteve-se uma equação de projecto que relaciona a temperatura final com as variáveis operacionais (caudal de fluido, voltagem aplicada e tipo de fluido), conseguindo-se optimizar as condições de operação do aquecedor óhmicode acordo com a segurança microbiológica dos produtos processados e na minimização dos gastos energéticos. No final do estudo concluiu-se que a aplicação deste aquecedor às polpas de morango está limitada a caudais máximos de 2 kg/min e voltagens mínimas de 100 V.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4879
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CMCE2004-Reis[1].pdf301,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID