Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48597

TitleO impacto da cultura organizacional na reconfiguração do trabalho dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no contexto da expansão da educação profissional no Brasil
Other titlesThe impact of organizational culture on the reconfiguration of teachers’ work in the Federal Rio Grande do Norte Institute of Education, Science and Technology in the expansion context of vocational education in Brasil
Author(s)Medeiros, Jássio Pereira de
Advisor(s)Torres, Leonor Lima
KeywordsEducação Profissional
Cultura Organizacional
Trabalho Docente
Vocational Education
Organizational Culture
Teaching Work
Issue date25-Jul-2017
Abstract(s)O presente estudo aborda o contexto da educação profissional brasileira a partir da proposta de expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Nesse cenário objetivou-se analisar a forma como o ambiente e a cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) estão a reconfigurar-se e a interferir na realização do trabalho dos docentes, mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, após a explanação do histórico da educação profissional brasileira, recorreu-se a algumas abordagens teóricas para a análise das organizações educativas, visando demonstrar as “múltiplas faces” que podem ser associadas à escola enquanto organização. Após esse exercício, partiu-se para a construção do modelo teórico que permitisse compreender o objeto de estudo nas suas dimensões sociológicas e organizacionais. Apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola, e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente, foi proposta a existência de relações entre esses dois construtos (Cultura Organizacional e Trabalho Docente). Tendo em vista a elucidação dessa tese, foi desenvolvido um estudo de natureza quanti-qualitativa, por meio do método do estudo de caso, e que adotou o IFRN como campo de observação. Para recolha dos dados quantitativos foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores do IFRN; e para levantamento dos dados qualitativos fez-se uso da pesquisa documental realizada em documentos oficiais e técnicos. Os resultados obtidos sugerem que o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira está permeado por propostas (neo)liberais, de cunho gerencialista, que faz com que se destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo essa a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida e para a precarização das condições de trabalho e intensificação do trabalho docente. Por fim, além dessas manifestações culturais, predominantemente integradoras, foi possível constatar a existência de microcampos docentes, e (sub)culturas inseridas nesses microcampos, capazes de interferir na percepção da cultura organizacional e na avaliação do trabalho do professor. Os conflitos, jogos de interesses e ambiguidades na formação dessas (sub)culturas evidenciaram manifestações culturais diferenciadoras e fragmentadores no interior dos microcampos docentes.
This study approaches the context of the Brazilian vocational education from the proposed expansion of the Federal Network Vocational Education. In this scenario aimed to analyze how the environment and culture of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) is to reconfigure and to interfere in the conduct of the teaching work, by proposing expansion of vocational education in Brazil. Therefore, after the explanation of the history of Brazilian vocational education, we used some theoretical approaches to the analysis of educational organizations, aiming to demonstrate the "many faces" that can be attributed to the school as an organization. After that, went to the construction of the theoretical model utilized in this thesis. Supported mainly in Torres (2004) discussions about school culture, school organizational culture and organizational culture of school, and in Mancebo (2007) discussions about precariousness, intensification, flexibility, decentralization and evaluation of teaching works, it was proposed relations between these two constructs (Organizational Culture and Teaching Work). Given the elucidation of this thesis, a study of quantitative and qualitative nature developed through the case study method, and adopted the IFRN as field observation. For the collection of quantitative data was administered a questionnaire with 213 IFRN teachers; and made a survey of the qualitative data using documentary research conducted at official and technical documents. The results suggest that the process of expansion of the Federal Network Brazilian Vocational Education is permeated by proposals (neo) liberals of managerial nature, especially among the organizational culture variables, that focused on the values and norms organization, which is the main variable to influence the realization of the teacher's work, with emphasis on their (dis)satisfaction with the remuneration received and the deterioration of working conditions and intensification of teaching. Finally, beyond these cultural manifestations, predominantly integrative, it was established the existence of micro field teachers, and (sub)cultures entered in these micro fields, able to interfere in the perception of organizational culture and evaluation of the teacher's work. Conflicts, game interests and ambiguities in the formation of these (sub)cultures showed differentiating and fragmenting cultural events within the micro fields teachers.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Organização e Administração Escolar)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48597
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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