Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48595

TitleAtores da educação musical: etnografia comparativa entre três núcleos que se inspiram no programa El Sistema na Venezuela, no Brasil e em Portugal
Other titlesActors in music education: comparative ethnography between three núcleos inspired by the El Sistema program in Venezuela, Brazil and Portugal.
Author(s)Sarrouy, Alix Didier
Advisor(s)Padilla, Beatriz
Hennion, Antoine
KeywordsEl Sistema
núcleos;
educação musical
bairros socioeconomicamente desfavorecidos;
etnografia multi-situada
comparativo
musical education
socio-economical disadvantaged neighbourhoods
multi-situated ethnography
comparative
Issue date28-Jul-2017
Abstract(s)Título: Atores da educação musical: etnografia comparativa entre três núcleos que se inspiram no programa El Sistema na Venezuela, no Brasil e em Portugal. El Sistema é o nome dado a um programa venezuelano de formação através da música sinfónica. Ao fim de quarenta anos de existência os números de alunos são massivos e de todas as classes sociais. Imitado em mais de 60 países, o El Sistema tornou-se uma referência mundial a nível da utilização da arte musical como instrumento de educação pessoal e social junto das comunidades e dos bairros mais desfavorecidos socioeconomicamente. Todavia existe uma grande lacuna quanto à investigação em ciências sociais sobre o que é realmente feito na Venezuela e nos países que se inspiram no El Sistema. Esta tese visa contribuir ao preenchimento dessa lacuna aplicando metodologias etnográficas sob um olhar sociológico. Para isso escolhemos focar a investigação na unidade de base do El Sistema – o núcleo. É um espaço físico, como uma escola, no qual se juntam uma série de atores (alunos, professores, auxiliares…), e onde há quotidianamente aulas de música seguindo os princípios e os métodos do El Sistema. É gratuito e os instrumentos são emprestados aos alunos. A dupla-questão sob a qual nos vamos focalizar é a seguinte: quais as ações nos núcleos e qual o papel de cada tipo de ator que o constitui? Para tentar responder a estas questões gerais, que se irão aprofundar ao longo da tese, propomos fazer uma análise comparativa entre três núcleos de três países. Em cada país escolhemos programas de formação musical inspirados no El Sistema venezuelano: o Neojiba no Brasil; a Orquestra Geração em Portugal. Em cada programa escolhemos apenas um núcleo. É, portanto, uma investigação multi-situada, aplicando metodologias qualitativas: observação etnográfica; entrevistas semi-estruturadas; focus-groups. A análise comparativa não é normativa, serve aqui para provocar o pensamento graças às diferenças e similaridades entres os três núcleos, complexificando a investigação. Nos três campos de pesquisa a etnografia é central, quotidiana e muito intensa, para que possamos ilustrar o papel de cada tipo de ator nos núcleos. Procuramos entender que ações individuais e coletivas se desenvolvem nos três contextos. É o foco desta tese: revelar variados aspetos empíricos dos núcleos a serem observados sob ângulos diferentes e complementares. Para compreender o que se passa nos núcleos precisamos alargar a análise, integrando os contextos sociais, económicos e políticos que os rodeiam. Há fatores externos que têm muito impacto sobre a ação de cada ator e, em consequência, sobre os resultados atingidos através da educação musical no núcleo.
El Sistema is the name of a Venezuelan educational program that uses symphonic music as a tool. After forty years in existence, the numbers of students have increased impressively from all social classes. Reproduced in more than 60 countries, today El Sistema is a worldwide reference in the use of musical art as a tool for personal development and social education among populations living in socioeconomically disadvantaged neighbourhoods. Yet, there is a gap in social science research on what is really happening in Venezuela and in the countries that have been inspired by it. We intend to fill in this gap by applying ethnographic methodologies under a sociological eye. For that, we focus the research on the basic unit of El Sistema – the núcleo. It’s a physical space, like a school, where social actors (students, teachers, parents…) get together for daily music classes, following principles and methods of El Sistema. The lessons are free and the instruments are lent to the students. The first questions we ask are: how do the actions progress in a núcleo and what is the role of each of these actors? To answer these questions, we suggest a comparative analysis between three núcleos in three countries: Venezuela, Brazil and Portugal. In the last two, we chose musical education programs inspired by the Venezuelan El Sistema: Neojiba in Brazil and Orquestra Geração in Portugal. In each program, we chose one núcleo as a unit of analysis. It is, therefore, a multi-situated research, in which we apply qualitative methodologies: ethnographic observation, semistructured interviews and focus-groups. The comparative analysis is not normative. Instead, it is a way to complexify and provoke the researcher’s thinking using the differences and the similarities between the three núcleos. In our fields of research, ethnography is central, carried out daily at a very intense pace, aimed at capturing and illustrating the role of each actor in the núcleo. We want to understand which individual and collective actions are developed in each context. The heart of this thesis is to reveal as many empirical aspects of the núcleos as possible, through diverse complementary angles. To understand the actions in the núcleos we extend the analysis by incorporating the social, economical and political contexts surrounding them. The factors that seem external also have impacted on the actions of each actor and, in consequence, on the results obtained through musical education in the núcleos.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Sociologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48595
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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