Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48584

TitleAprendizagem colaborativa docente: fatores facilitadores e inibidores no contexto escolar
Other titlesTeacher collaborative learning: facilitating and inhibiting factors in the school context
Author(s)Silva, Ana Maria Costa e
Herdeiro, Rosalinda
Cunha, Sílvia
Keywordsaprendizagem colaborativa
desempenho docente
ensino de qualidade
collaborative learning
teacher performance
quality education
Issue date2017
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Abstract(s)O desempenho profissional docente tem grande relevância no que concerne a questões relativas à melhoria do sistema educativo e do sucesso escolar. Neste sentido, é importante a aprendizagem contínua dos professores e a criação de oportunidades de aprendizagem profissional em contexto de trabalho sob abordagem colaborativa, potenciando relações, conhecimentos e competências. No estudo realizado, através de uma metodologia qualitativa, foram aplicadas nove entrevistas a professores e elementos da direção de um agrupamento de escolas do norte de Portugal, que posteriormente foram sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados revelam que existem iniciativas facilitadoras da aprendizagem colaborativa e fatores que dificultam o seu desenvolvimento no contexto escolar.
Teacher professional performance is very important, as it concerns questions related to the improvement of the educational system and school success. In this sense, it is important to initiate the continuing learning of teachers and the creation of opportunities for professional learning in their working context by means of collaborative learning and the strengthening of relationships, knowledge and competencies. In the study carried out using a qualitative methodology nine interviews were conducted with teachers and members of the directorate of a group of schools in the north of Portugal, which later on were subjected to content analysis. The results of this analysis revealed that there were initiatives that facilitated collaborative learning and also factors that made it difficult for its development in the school context.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48584
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2962
e-ISSN2386-7418
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2962
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017-Silva-Herdeiro-Cunha.pdf703,68 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID