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TitleA infância representada no livro escolar: tipos de textos e estereótipos sociais
Author(s)Castro, Teresa
Ramos, Rui Lima
KeywordsEducação
Análise do discurso
Tipologia textual
Criança
Livro escolar
Education
Discourse analysis
Text typology
Child
Textbook
Educación
Análisis del discurso
Tipología textual
Niño
Libro escolar
Issue date2017
PublisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
JournalRevista Brasileira de Educação
CitationCASTRO, T.; RAMOS, R. (2017). A infância representada no livro escolar: tipos de textos e estereótipos sociais. Revista brasileira de educação, v. 22, n.º 71, pp. 1-21
Abstract(s)Esta investigação inscreve-se dominantemente no âmbito dos estudos da criança e ancora a sua área específica nas questões linguísticas, assumindo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise do discurso (de tradição francófona), considerando também contributos de áreas conexas. Analisa textos de manuais/livros escolares usados no sistema de ensino português, pretendendo tornar visíveis as imagens que estes constroem das crianças e da infância, bem como os recursos linguísticos mais relevantes associados a tal construção. Procura desvendar a representatividade das tipologias textuais nos manuais e de que forma estas contribuem para a construção das referidas imagens. Conclui que as crianças dos textos são seres sem voz e sem poder, consumidoras, mas não coprodutoras de cultura, com os textos inculcando valores conformadores da manutenção da ordem social estabelecida, sendo a forma como as tipologias textuais estão organizadas contribuidora para se alcançar esse propósito.
This research forms primarily part of the child studies and is based on its specific field of linguistic issues, assuming the theoretical and methodological assumptions of the speech analysis (of French-speaking tradition), having also regard the inputs of related fields. It analyses texts from handbooks/textbooks used on the Portuguese educational system, intending to reveal pictures that these books construct about children and childhood, as well as the most relevant linguistic resources associated with such construction. This paper aims at unravelling the representation of the text typologies in the handbooks and how these can contribute for building of such pictures. From this, one can conclude that children from the texts are voiceless and have no power, they are consumers but not co-producers of culture, with these texts instilling conservative values for maintaining the established social order, but also that the way texts typologies are organized to contribute for reaching that propose.
Esta investigación se ensere en el ámbito de los estudios del niño y más precisamente en la área de las cuestiones lingüísticas, asumiendo los presupuestos teóricos e metodológicos de la análisis del discurso (de tradición francófona), considerando también aportes de las áreas conexas. Analiza textos de manuales/libros escolares usados en el sistema de enseñanza portugués, pretendiendo tornar visibles las imágenes que este construyen de los niños y de la infancia, bien como los recursos lingüísticos más relevantes asociados a esa construcción. Busca desvendar la representatividad de las tipologías textuales en los manuales y de qué forma contribuyen para la construcción de las referidas imágenes. Concluye que los niños de los textos son seres sin voz y sin poder, consumidores, pero no coproductores de cultura y que los textos inculcan valores conformadores de manutención del orden social establecido, mas también que la forma como las tipologías textuales están organizadas contribuye para alcanzar ese propósito.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48378
e-ISBN1809-449X
DOI10.1590/s1413-24782017227177
ISSN1413-2478
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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