Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4836

TitleConcepções científicas e pessoais sobre a educação-formação profissional : contributos para a elaboração de um modelo teórico
Other titlesPersonal and scientific conceptions on professional education-formation : contributions for the elaboration of a theoretical model
Author(s)Lopes, Robéria Rodrigues
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
Estêvão, Carlos V.
KeywordsEducação-formação profissional
Educação para a carreira
Competências laborais
Professional education-formation
Education for the career
Labour competence
Issue date31-Jan-2006
Abstract(s)O objetivo desta tese é analisar concepções teóricas e políticas públicas de educação/formação profissional promovidas no Brasil no início do século XXI, visando a delinear um contributo de um modelo teórico de educação/formação profissional. Com esta finalidade presente, a pesquisa empírica, do tipo exploratória e descritiva, pretende analisar se: (i) a educação/formação profissional legitima a ordem social, ao direcionar suas prioridades à lógica do mercado de trabalho, sem promover uma formação de base voltada ao desenvolvimento de cada indivíduo; (ii) os sistemas de educação/formação profissional são expressão de uma crise política acerca da função social da educação/formação profissional; (iii) as concepções dos diferentes atores - diretores, gerentes de área, professores e formandos - são uma expressão dos modelos/concepções científicas e políticas de educação/formação profissional; (iv) as concepções dos diferentes atores - diretores, gerentes de área, professores e formandos - sobre os sistemas de competência, são uma expressão dos modelos/concepções científicas e políticas de competência(s). O método do estudo de caso está fundado na análise intensiva do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE, sustentando-se com as contribuições teóricas do campo da educação profissional, contextualizadas com teorias da Psicologia da Educação e da Sociologia da Educação, com as quais a educação profissional e a noção de competência guardam coerência. O procedimento metodológico da investigação decorreu de modo seqüencial entre 2002 e 2004 e se realizou em três tempos e modos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo, subsidiadas pela técnica da entrevista semi-estruturada, junto de um conjunto de atores sociais relevantes (n=39) - diretores (n=3; M=50,3 anos; 1 feminino), gerentes (n=4; M=39,5 anos; 2 feminino), professores (n=15, M=42,6 anos; 1 feminino) e alunos (n=17; M=22,2 anos; 7 feminino) do CEFET/CE. A análise das concepções pessoais de educação/formação profissional de todos os grupos de participantes permitiu classificá-los em redor de seis categorias: formação para o trabalho (56,2%), política educacional (20,7%), competências profissionais, pessoais e coletivas (9,3%), mercado de trabalho (6,1%), educação (4,4%) e orientação para a carreira (3,3%). Os resultados elucidaram os descompassos entre as intencionalidades educacionais manifestadas nas políticas públicas de educação/formação profissional e as concepções pessoais dos atores sociais de uma escola profissionalizante. Percebe-se, todavia, a preocupação do conjunto da comunidade escolar em melhorar o seu desempenho educacional, compartilhar com as empresas as experiências que apresentam relação com a questão profissionalizante, entre as quais se incluem as ações voltadas para o desenvolvimento da carreira dos jovens e adultos brasileiros. O posicionamento do pesquisador frente a esse cenário aparece, ao final desta tese, na forma de uma contribuição para a formulação de um modelo teórico de educação/formação profissional.
The aim of this thesis is to analyse theoretical conceptions and public policies concerning professional education/formation promoted in Brazil in the beginning of the 21th Century. Its aim is to outline a contribution to a theoretical model of professional education/formation. Having this in mind, the empiric research of the exploratory and descriptive kind aims to analyse if: (i) the professional education/formation legitimates the social order as it directs its priorities to the work market logic, without promoting a base formation concerned with the development of each person; (ii) the professional education/formation systems are the expression of a political crisis concerning the social function of the professional education/formation; (iii) the conceptions of the different actors - directors, area managers, teachers and graduates are an expression of scientific model/conceptions as well as professional formation/education policy; (iv) the conceptions of the different actors - directors, area managers, teachers and graduates - about the competence systems are an expression of scientific model/conceptions and competence policies The case study method is based on intensive analysis from the “Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE” (The Federal Centre of Technological Education in Ceará), having as a support theoretical contributions from the professional education field, contextualized with educational psychology theories and Education Sociology, to which the professional education and competence notion are related. The methodological procedure of the investigation took place in a sequential way from 2002 through 2004. It was accomplished in three stages as well as in three different ways: bibliographic, documentary as well as field research. The research was subsided by interview semi-structured technique along with a set of relevant social actors: (n=39) - directors (n = 3; M=50,3 years of age; 1 female), managers (n = 4; M=39, 5 years of age; 2 female), teachers (n = 15, M = 42,6 years of age; 1 female) and students (n=17; M=22, 2 years of age; 7 female). All of them are all from the CEFET/CE. The personal conceptions’ analysis in the professional education/formation of all the groups of participants allowed us to classify them into six categories: formation for a job (56, 2%), educational politics (20, 7%), professional, personal and collective competence (9, 3%), work market (6, 1%), education (4, 4%) and orientation for a career (3, 3%). The results show the disproportion between the educational intentionality revealed in the professional education/formation public policies and the personal conceptions of the social actors in a technical school. It is noticeable, however, the school community preoccupation, concerning the improvement of the educational performance and to share with the companies the experiences which show relation with the professional matter, among which we can mention the actions related to the development of the Brazilian youth and adult’s career. The researcher’s position towards such a situation is shown up, at the very end of this thesis, as a contribution for the formulation of a theoretical model of professional education/ formation
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Educação, área de especialização em Psicologia da Educação.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4836
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento


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