Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48293

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorSelfa Sastre, Moiséspor
dc.date.accessioned2017-12-13T14:13:18Z-
dc.date.available2017-12-13T14:13:18Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/48293-
dc.description.abstractEste estudo procurou problematizar a relação textual que se observa entre a palavra e a imagem em um tipo de texto especialmente concebido para crianças: o álbum poético. Para tal, utilizamos alguns exemplos textuais significativos desse subgênero literário/editorial ainda em emergência tanto em Portugal quanto na Espanha, e propusemos uma definição e uma caracterização baseadas no comentário de sequências poéticas nas quais a ilustração sustenta o conteúdo verbal. Efetivamente, centrando a atenção no álbum poético de potencial recepção infanto-juvenil, sugere-se uma análise de diversos títulos de autoria portuguesa e espanhola, assente em uma leitura dialógica do texto verbal e do visual. A sinergia que se concretiza entre as duas componentes enunciadas alicerça essa nova construção estética que tem, na verdade e na sua essência, a poesia como matriz e, em larga medida, é devedora dos efeitos expressivos da metáfora.por
dc.description.abstractThis study aimed to discuss the relation between words and images in a type of text especially directed to children: the picture-poetry book. From significant examples of this literary subgenre still emerging in both Portugal and Spain, we propose a definition and characterization based on the review of poetic sequences in which illustrations support the verbal content. By focusing on picture-poetry books potentially aimed for adolescents and children, we present an analysis of several titles by Portuguese and Spanish authors, based on the dialogic reading between verbal and visual texts. The synergy found between these two components creates de foundantions of a new aesthetic construction which, in truth and in essence, has poetry as its matrix and owes its expressive effects to metaphors.por
dc.description.abstractEste estudio ha tenido como objetivo discutir la relación textual que existe entre la palabra y la imagen en un tipo texto especialmente creado para niños: el álbum poético. Para ello, utilizamos algunos ejemplos textuales significativos de un subgénero literario en emergencia tanto en Portugal cuanto en España, y hemos propuesto una definición de este subgénero y su caracterización a partir del comentario de secuencias poéticas en las cuales la imagen sustenta el contenido verbal. De hecho, centrando la atención en el álbum poético de potencial recepción infantil y juvenil, proponemos un análisis de diversos títulos de autoría portuguesa y española basado en la lectura dialógica entre el texto verbal y el texto ilustrativo. La sinergia que se establece entre estos dos componentes enunciados facilita una nueva construcción estética que da pie, en su esencia, a un tipo de poesía que, en gran medida, es deudora de los efectos expresivos de la metáfora.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectÁlbum poéticopor
dc.subjectPoesia infantilpor
dc.subjectIlustraçãopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectIllustrationpor
dc.subjectMetaphorpor
dc.subjectPicture-poetry bookpor
dc.subjectPoetry for childrenpor
dc.titleO álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustraçõespor
dc.title.alternativePortuguese and Spanish picture poetry books: aesthetic synergy between words and illustrationseng
dc.title.alternativeEl álbum poético en portugués y en español: sinergia estética entre palabras e ilustracionesspa
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400203por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage24por
oaire.citationIssue71por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782017227148por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
álbum poético.pdf191,58 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID